COMO MELHORAR A SAÚDE DO FÍGADO?

Data: 30/09/2021

Como está seu fígado? Já teve algum problema com seu fígado? Você sabia que seus hábitos alimentares impactam no funcionamento do seu fígado?

Este assunto é importante, e você terá informações relevantes para melhorar a saúde do seu fígado e ficar atenta a qualquer sinal ou sintoma para possíveis problemas no fígado.


O fígado é um órgão vital que desempenha limpeza no corpo. É o segundo maior órgão do corpo humano, além de ser responsável por filtrar o sangue de substâncias nocivas.


Desta forma, substâncias como álcool e drogas, são filtrados e eliminados. Já o açúcar é transformado como fonte de energia quando seus níveis estão baixos e, é uma fonte de suprimento de ferro para o corpo.


Isto é, o fígado tem a importante função de limpeza do organismo, eliminando toxina, promovendo a boa digestão e regulando os níveis de glicose e das hormonas (mensageiros químicos que são segregados diretamente no sangue, que os leva aos órgãos e aos tecidos do corpo para exercer suas funções). 





QUAL A FUNÇÃO DO FÍGADO? 


Uma das funções essenciais do fígado é a secreção da bile, que atua como detergente natural do nosso corpo, transportando toxinas para fora do corpo.


As toxinas são monitoradas pelo fígado, que é responsável também por transformar este material em um produto que não cause danos ao corpo, com a ajuda dos rins e intestinos para isolar e eliminar o que não faz bem à nossa saúde.


Assim, o fígado é responsável por manter nosso organismo livre de toxinas, fornecer energia e armazenar vitaminas e alguns minerais que são liberados de acordo com a necessidade do corpo. 





QUAIS OS CUIDADOS PARA MELHORAR A SAÚDE DO FÍGADO? 


Manter uma boa saúde hepática é fundamental para manutenção da saúde em geral, por isso, algumas dicas valiosas para melhorar a saúde de seu fígado: 


➔ Consumir bebidas alcoólicas com moderação – pois bebida alcoólica é considerada um dos principais agentes agressores do fígado causador de doenças hepáticas, como a cirrose;

➔ Moderação no consumo elevado de açúcar e sal que sobrecarregam o fígado, prejudicando seu adequado funcionamento.

➔ Evitar o consumo de alimentos processados e refrigerantes, devido à presença de sal, açúcar e gordura na sua composição e que comprometem a saúde do fígado;

➔ Evitar automedicação, evitando o aumento da toxicidade no órgão;

➔ Alimentação balanceada (beterrabas um dos alimentos que mais possui colina - componente que ajuda a ‘metabolizar’ a gordura;

➔Ingestão de vegetais de folha verde com sabor amargo, como a rúcula e o agrião, pois possuem um poder detox);

➔ Beber água com gotas de limão, uma vez que se trata de uma bebida alcalina e capaz de facilitar a limpeza do organismo e do próprio fígado:

➔ Ingestão de gorduras boas (azeite e óleo de coco, que auxiliam como marcadores inflamatórios);

➔ Prática de atividade física regular, que não só ajuda a manter o peso saudável, como favorece a perda de gordura que coloca o fígado em risco; 





QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DE PROBLEMAS DE FÍGADO? 


Cansaço, aumento de peso, tonturas e dores de cabeça podem ser sinais de problemas no fígado.





O QUE É GORDURA NO FÍGADO? 


A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, normalmente é causada por hábitos alimentares inadequados, sedentarismo ou obesidade.


A esteatose hepática também pode surgir como uma consequência da síndrome metabólica, que é quando se tem uma ou mais doenças associadas, como diabetes, colesterol alto e pressão alta. 





COMO MELHORAR A GORDURA NO FÍGADO? 


Uma dieta rica em frutas frescas e naturais, vegetais frescos e cereais integrais ricos em fibras podem diminuir a gordura no fígado. Além de, diminuir a ingestão de doces, como refrigerantes, açúcar e sucos, carboidratos (pão branco, macarrão branco e arroz branco), e alimentos gordurosos (margarina e frituras em gera). 





USO DE SUPLEMENTOS PARA MELHORA DA SAÚDE DO FÍGADO 


Os polivitamínicos e suplementos minerais são uma boa pedida para prevenir doenças do fígado. Mas, é importante consultar um médico, para verificar a necessidade desses suplementos no seu corpo. 





ONDE COMPRAR? 


Para te ajudar a garantir a saúde do fígado, você pode contar com a BIOFASE. Em nosso e-commerce você encontra ótimas soluções, como o composto de Alcachofra + Berinjela, um hepatoestimulante e colerético que auxilia o órgão a realizar suas atividades. 


Outra alternativa de remédio para o fígado é Altilix®, um poderoso antioxidante que contribui para a detoxificação hepática. Já a L-Arginina possui multibenefícios, além de ser um protetor hepático, também age na queima de gorduras, melhora da imunidade e no aumento da massa muscular.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica