Como manter seu cabelo, unhas e pele saudáveis

Data: 12/05/2021 - Cabelo, Pele e Unhas

Quando faltam nutrientes, o cabelo fica opaco, e cai facilmente. Em muitas ocasiões, tem sido amplamente comentado os benefícios que certos alimentos, vitaminas e minerais podem trazer para diferentes áreas do corpo, incluindo cabelo, unhas e pele. São nutrientes que afetam o organismo, fortalecendo, nutrindo e mantendo em bom estado cada uma de suas funções. Saiba mais aqui.

Quando o corpo carece da quantidade necessária de vitaminas e minerais para o bom funcionamento de todos os seus sistemas, podem ocorrer sérios problemas que afetam a saúde em geral. Porém, o corpo tem grande capacidade de emitir sinais de alerta, quando algo não está bem.


Nesta ocasião, será discutida uma grande variedade de alimentos que podem fornecer os nutrientes essenciais necessários ao fortalecimento dos cabelos, unhas e pele, respectivamente.


O cabelo


Quando há deficiência de qualquer um dos nutrientes essenciais para a boa saúde do cabelo, ele se torna opaco, fraco, seco e cai facilmente. Todos esses são sinais de alerta de falta de nutrientes essenciais.


Se estes sintomas aparecerem no cabelo, é necessário aumentar imediatamente o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e B. Da mesma forma, de alguns minerais, como zinco, ferro e iodo, bem como proteínas de origem animal, que são encontrados em peixes, ovos e frango.


As unhas


Se as unhas carecem das vitaminas e nutrientes necessários, existem alguns sinais que nos fazem notar: ficam quebradiças, planas, extremamente finas ou partem-se em duas  e, em alguns casos, apresentam algumas manchas brancas.


Para melhorar a aparência e a saúde das unhas deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E e B2, e aumentar a oferta de ferro, iodo, zinco e cálcio. Para recuperar a saúde das unhas é importante consumir proteínas de origem animal, como ovos, frango e peixes.


Outros alimentos que dão saúde e beleza às unhas são:

  • grãos inteiros;
  • as sementes;
  • as nozes;
  • os espargos;
  • os pepinos;
  • o alho;
  • a cebola;
  • salsão;
  • todos os tipos de vegetais de folhas verdes;
  • frutas.


Por outro lado, não se deve esquecer o consumo abundante de água todos os dias; dessa forma, o corpo pode eliminar toxinas e assimilar mais facilmente os nutrientes que os alimentos fornecem.


A pele apresenta sintomas semelhantes aos do cabelo


Se a pele precisa de mais nutrientes, a maneira mais comum de perceber isso é quando fica com uma aparência seca e sem brilho. Para remediar esta condição e torná-la macia, suave, fresca e hidratada novamente, é essencial consumir o máximo possível de frutas e vegetais, bem como todos os alimentos que contenham boas quantidades de vitaminas A, C, K e B2.


A vitamina B2 pode ser encontrada no leite, iogurte, brócolis, nabos, cogumelos, morangos e framboesas, entre outros. É importante incluir esses alimentos na dieta diária para a boa saúde e beleza da pele, das unhas e dos cabelos.


Além disso, existem produtos muito bons para uso tópico, como cremes antienvelhecimento. Estes ajudam a firmar a pele e a dar-lhe elasticidade. Além disso, existem no mercado muito bons cremes à base de ácido hialurônico, excelentes para o rejuvenescimento da pele, pois proporcionam hidratação e aumentam a maciez e maciez.


Lembrar


É muito importante levar em consideração todos aqueles sinais que nos dizem que algo dentro do nosso corpo não está funcionando bem . Problemas de cabelo, unhas e pele podem ser sinais de problemas de saúde que precisam ser tratados. O melhor, em todos os casos, é ir ao médico para que ele determine o que vai acontecer e quais os passos a seguir.


3 dicas para a vida cotidiana


1. Coma 5 ou mais porções de frutas e vegetais por dia

Frutas e vegetais ajudam na hidratação e fornecem vitaminas, portanto, são bons alimentos para fortalecer os cabelos, as unhas e a pele. Claro, tente ingerir alguns vegetais crus para que as vitaminas termolábeis, como a vitamina C, não sejam perdidas.


2. Dose de ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais podem ser obtidos principalmente por meio do azeite de oliva extra virgem, já que seu uso costuma ser diário. Ao longo da semana, coma peixes gordurosos (salmão, atum, cavala, sardinha, etc.), e não se esqueça de acompanhar algumas refeições com um punhado de nozes, pois aumentam a quantidade de ômega-3.


3. Evite produtos processados

Alimentos pouco processados fornecem nutrientes de qualidade, enquanto os alimentos processados ​​contêm principalmente açúcares e gorduras que não são saudáveis ​​para o corpo. 


Portanto, se a dieta for completa e baseada em alimentos pouco processados, nenhuma suplementação é necessária. Como você pode ver, existem muitos nutrientes necessários para manter a saúde de seu cabelo, pele e unhas. 


Esses nutrientes são encontrados em diferentes alimentos, portanto, se você os incorporar ao seu dia a dia, reduzirá os riscos de déficits de vitaminas e minerais.


Alimentos para fortalecer cabelos, unhas e pele


A água e os minerais que ela fornece são muito importantes para o cuidado da pele. Se a pele carece de hidratação, pode ficar seca e áspera. No entanto, o déficit pode incluir mais nutrientes. As vitaminas A, C, K e as do grupo B também estão intimamente relacionadas aos cuidados com a pele, as unhas e os cabelos.


Minerais como ferro, iodo ou zinco também devem ser levados em consideração para o cuidado do cabelo, da pele e das unhas. 

Sem esquecer dos ácidos graxos essenciais, que fazem bem ao corpo e à elasticidade da pele. Eles intervêm positivamente no tratamento de algumas doenças relacionadas com a psoríase, acne ou eczema.


Alimentos ricos em água


Caldos, purês, frutas e vegetais frescos são os pratos e alimentos essenciais para hidratar o corpo..

Vitamina A

Frutas, vegetais amarelos, laranja e vermelhos fornecem betacaroteno, essencial a saúde da pele. Por exemplo: cenoura, batata doce, abóbora, laranja, tangerina, tomate, pimentão, etc. Vegetais com folhas verdes como rúcula, acelga ou espinafre também fornecem vitamina A ao nosso corpo.


Vitamina C

Os vegetais crus em geral nos fornecem vitamina C, embora os que mais contêm sejam frutas cítricas, como kiwi, laranja ou tangerina.


Vitamina K

A vitamina K pode ser encontrada em vegetais de folhas verdes, como a família do repolho, agrião, espinafre, aspargo, etc.


Vitaminas do grupo B

Essas vitaminas podem ser encontradas em vegetais e cereais, especialmente em grãos inteiros.


Ferro

Carne, peixe, legumes e nozes são ótimas fontes de ferro.


Iodo

O iodo está muito presente nos alimentos de origem marinha.


Zinco

Carne, peixe, cacau, sementes e nozes contêm zinco.


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