Como manter seu cabelo, unhas e pele saudáveis

Data: 12/05/2021 | Cabelo, Pele e Unhas

Quando faltam nutrientes, o cabelo fica opaco, e cai facilmente. Em muitas ocasiões, tem sido amplamente comentado os benefícios que certos alimentos, vitaminas e minerais podem trazer para diferentes áreas do corpo, incluindo cabelo, unhas e pele. São nutrientes que afetam o organismo, fortalecendo, nutrindo e mantendo em bom estado cada uma de suas funções. Saiba mais aqui.

Como manter seu cabelo, unhas e pele saudáveis

Quando o corpo carece da quantidade necessária de vitaminas e minerais para o bom funcionamento de todos os seus sistemas, podem ocorrer sérios problemas que afetam a saúde em geral. Porém, o corpo tem grande capacidade de emitir sinais de alerta, quando algo não está bem.


Nesta ocasião, será discutida uma grande variedade de alimentos que podem fornecer os nutrientes essenciais necessários ao fortalecimento dos cabelos, unhas e pele, respectivamente.



O cabelo


Quando há deficiência de qualquer um dos nutrientes essenciais para a boa saúde do cabelo, ele se torna opaco, fraco, seco e cai facilmente. Todos esses são sinais de alerta de falta de nutrientes essenciais.


Se estes sintomas aparecerem no cabelo, é necessário aumentar imediatamente o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e B. Da mesma forma, de alguns minerais, como zinco, ferro e iodo, bem como proteínas de origem animal, que são encontrados em peixes, ovos e frango.



As unhas


Se as unhas carecem das vitaminas e nutrientes necessários, existem alguns sinais que nos fazem notar: ficam quebradiças, planas, extremamente finas ou partem-se em duas  e, em alguns casos, apresentam algumas manchas brancas.


Para melhorar a aparência e a saúde das unhas deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, D, E e B2, e aumentar a oferta de ferro, iodo, zinco e cálcio. Para recuperar a saúde das unhas é importante consumir proteínas de origem animal, como ovos, frango e peixes.


Outros alimentos que dão saúde e beleza às unhas são:

  • grãos inteiros;
  • as sementes;
  • as nozes;
  • os espargos;
  • os pepinos;
  • o alho;
  • a cebola;
  • salsão;
  • todos os tipos de vegetais de folhas verdes;
  • frutas.


Por outro lado, não se deve esquecer o consumo abundante de água todos os dias; dessa forma, o corpo pode eliminar toxinas e assimilar mais facilmente os nutrientes que os alimentos fornecem.



A pele apresenta sintomas semelhantes aos do cabelo