COMO “LIMPAR” MEU SANGUE?

Data: 29/07/2021 | Saúde Saúde Cardiovascular

Como limpar meu sangue? Existem meios naturais que ajudam a limpar meu sangue? São eficazes? Como manter meu sangue saudável? Perguntas como estas são feitas diariamente por pessoas que se preocupam em manter uma boa saúde. Mas, antes de responder e trazer outras informações importantes para você, vamos entender melhor qual é a função do sangue no nosso organismo. Leia este post até o final. Você vai gostar do que preparamos para você.

COMO “LIMPAR” MEU SANGUE?

QUAL A FUNÇÃO DO SANGUE NO NOSSO CORPO?


O sangue tem funções muito importantes para o funcionamento do nosso corpo, como o transporte de oxigênio, hormônios, nutrientes e células do sistema imunológico. Estas substâncias contribuem para a manutenção da nossa saúde.


Além disso, o sangue leva nutrientes do trato digestivo para outras partes do organismo. O sangue tem os glóbulos brancos que protege nosso corpo de microrganismos prejudiciais à saúde.


Outra finalidade dos glóbulos brancos presentes no sangue refere-se a coagulação do sangue, evitando hemorragias, em virtude de algum ferimento ou corte. 


O sangue também regula o pH, mantendo o corpo hidratado e em temperatura adequada. Do contrário, quando o sangue deixa de ser saudável, vêm as doenças e o desequilíbrio em nosso organismo.


E, como são eliminadas as impurezas do sangue? As impurezas presentes no sangue são eliminadas em forma de urina pelos rins que são responsáveis pela purificação de nosso sistema sanguíneo. Isso acontece, por exemplo, quando ficamos doentes e ingerimos muitos medicamentos e alta quantidade, que vão se acumulando no sangue até que sejam eliminados pela urina e o mesmo seja “limpo”.



QUAIS AS CAUSAS DE IMPUREZAS NO SANGUE?


Diariamente, somos expostos a várias condições que contaminam o sangue de toxinas, e, acabam sobrecarregando os órgãos do corpo, desencadeando consequentemente doenças, tais como: 


➢ Alimentação inadequada, pobre de frutas e vegetais

➢ Pouca hidratação

➢ Estresse, gerando a produção de cortisol e adrenalina

➢ Poluição

➢ Exposição a produtos químicos

➢ Mau funcionamento dos órgãos purificadores do corpo 



POR QUE O SANGUE PRECISA SER LIMPO? 


O sangue precisa ser limpo para impedir o aparecimento de doenças, tais quais: 


➢ Alergias

➢ Dores de cabeça

➢ Náuseas

➢ Cansaço

➢ Acne

➢ Manchas na pele

➢ Problemas ósseos

➢ Distúrbios renal, hepático ou cardíaco

➢ Mau funcionamento do sistema linfático

➢ Inflamações e infecções

➢ Enfraquecimento do sistema imunológico

➢ Obstrução de artérias e veias



COMO O ORGANISMO PURIFICA O SANGUE? 


Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue. O produto resultante após a filtração e reabsorção é chamado de urina. Também, eliminamos através da respiração, pela expiração do CO2 e pelo suor.



COMO “LIMPAR” MEU SANGUE? 


Para limpar o sangue alguns hábitos devem ser adotados diariamente, como o consumo adequado de água, de alimentos, chás e sucos que possuem propriedades depurativas e desintoxicantes. Inclua nesta rotina hábitos como:



➢ Tomar bastante água: os rins eliminam as toxinas do sangue pela urina e a água é o veículo que este órgão utiliza para realizar o seu trabalho. A água também mantém os vasos sanguíneos saudáveis e limpos para que o sangue possa circular livremente. O ideal é beber 2 litros de água por dia, ou até mais, dependendo das necessidades e atividades físicas da pessoa.

➢ Manter uma alimentação equilibrada, longe de alimentos pesados e gordurosos, pois estes contaminam o sangue (consumir frutas, verduras, hortaliças frescas, grãos, castanhas, açúcar mascavo, limão).

➢ Praticar atividades físicas diárias: ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue para o funcionamento adequado do corpo, além de melhorar a saúde muscular.

➢ Procure uma avaliação médica para fazer uma avaliação criteriosa e verificar a necessidade de um tratamento convencional. 


Referência VENÂNCIO, Matheus Andrade. Integração metabólica e suas correlações (2018). Disponível em: https://www2.ufjf.br/farmacia//files/2015/04/TCC-Matheus-Andrade-Ven%c3%a2ncio.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.