Como funciona a manipulação de um remédio?

Data: 08/04/2021 | Farmácia de Manipulação

Você tem curiosidade em saber como funciona a manipulação de um remédio? As farmácias de manipulação, são diferentes das drogarias (farmácias convencionais) pelos processos empregados em seus produtos.

A manipulação de um remédio é artesanal e trabalha com fórmulas personalizadas, que atendem às necessidades específicas de cada paciente.

 

As farmácias de manipulação têm um papel essencial para a saúde e contam com profissionais, técnicas, especificações e equipamentos que garantem a qualidade e a eficiência do que é produzido.

 

Mas, para manipular insumos e produzir remédios, as farmácias magistrais precisam atender alguns requisitos, como certificados de Regularidade Técnica, registro do Responsável Técnico; autorização de funcionamento dada pela ANVISA; CNPJ; autorização especial para trabalhar com controlados.

 

E, não para por aí. Após análise do Conselho Federal de Farmácia é emitido o CRT (Certificado de Regularidade Técnica), além de seguir as Boas Práticas de Manipulação.

 

Há também, normas a serem cumpridas para que o estabelecimento possa funcionar dentro dos critérios da lei federal. As autorizações vêm de órgãos como ANVISA, INMETRO, Conselho Regional de Farmácia, entre outros.

 

Com todas as certificações, registros e alvarás em locais visíveis ao público, você sabe que a farmácia de manipulação é confiável e entrega produto de qualidade e seguro para consumo.

 

O QUE SÃO REMÉDIOS MANIPULADOS?

São remédios preparados diretamente na farmácia sob supervisão de um farmacêutico a partir de fórmulas padronizadas ou reconhecidas pela ANVISA ou a partir da prescrição do médico, contendo o princípio ativo em quantidades adequadas com o objetivo do uso. Os remédios manipulados podem ser solicitados para tratamento de doenças, suplementação alimentar ou fins estéticos.  

 

Ainda, os remédios manipulados, podem ser preparados sem algumas substâncias, como conservantes, estabilizantes, açúcares ou, até, lactose, que podem estar presentes nas fórmulas padronizadas dos industrializados.

 

Outra conveniência do remédio manipulado, que pode ser produzido com diferentes formas de apresentação: comprimidos, cápsulas, cremes, géis ou soluções, xaropes, facilitando sua ingestão pelo cliente.

 

CUIDADOS QUANDO RECEBER O MEDICAMENTO MANIPULADO

É importante conferir no rótulo do medicamento:

  • Fórmula igual a prescrita na receita médica;
  • Dados pessoais corretos;
  •  Modo de uso;
  •  Nome e registro do médico;
  • Data de manipulação;
  • Nome e registro do farmacêutico responsável.

 

 

VOCÊ SABE QUAIS AS VANTAGENS DE UM REMÉDIO MANIPULADO?

A principal vantagem do remédio manipulado é a sua personalização de acordo com as necessidades do paciente, onde a produção é diferente para cada situação, a quantidade de cada substância que compõe sua fórmula é adequada para a especificidade desejada.

 

O remédio manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam a natureza.

 

Em casos onde o medicamento industrializado que o cliente precisa não existir mais nas farmácias convencionais, a farmácia de manipulação poderá manipular a fórmula para o tratamento de acordo com a prescrição.

 

A manipulação de remédios tanto fitoterápicos (manipulação de plantas), quanto a manipulação farmacêutica (reformulação de componentes) é produzida de maneira adequada, segura e atende às necessidades específicas de seus consumidores.

 

QUAIS OS MEDICAMENTOS PODEM SER MANIPULADOS?

Quase todos os medicamentos podem ser manipulados. E, sua dosagem deve atender às exigências da receita e sua combinação ser avaliada por um profissional para verificar se há incompatibilidade de substâncias na fórmula.

 

COMO TER SEGURANÇA NA ESCOLHA DA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO?

 

É fundamental buscar uma farmácia de manipulação de confiança para solicitar a manipulação do seu remédio. Assim, você terá certeza que está adquirindo um produto que lhe dará os efeitos desejados.

 

A manipulação de medicamentos na BIOFASE é realizada com eficiência e compromisso com a saúde de nossos clientes, seguindo os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos competentes em fiscalização e possui todos os alvarás para que nossos produtos sejam de excelência garantida.

 

A farmácia de manipulação BIOFASE, possui uma equipe de atendimento especializada em produtos farmacêuticos manipulados e além da nossa loja física, você também pode optar pelo atendimento via WhatsApp, telefone e em loja virtual, com entrega para todo Brasil.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica