COMO EVITAR CÂNCER DE PELE? QUAIS PRODUTOS DISPONÍVEIS PARA PREVENIR? ONDE COMPRAR?

Data: 07/03/2021 - Cabelo, Pele e Unhas - Saúde da Pele

Você sabia que o câncer de pele é o mais comum no Brasil - 25% dos casos registrados de tumores malignos. O tema chamou sua atenção, então continue lendo.

COMO EVITAR CÂNCER DE PELE? QUAIS PRODUTOS DISPONÍVEIS PARA PREVENIR? ONDE COMPRAR?

O Câncer de Pele se apresenta sob duas formas variantes: melanoma e não melanoma. O câncer de pele melanoma é o tipo mais grave, pois pode desencadear metástase, porém quando diagnosticado em fase inicial da doença tem grandes chances de cura. O tipo mais comum de câncer de pele na população brasileira é o não melanoma.


O melanoma é chamado assim, pois tem sua origem dos melanócitos - células responsáveis pela produção do pigmento melanina, que tem como função a proteção da pele contra os danos causados por raios ultravioletas(UV). 


Assim, quando perdemos os mecanismos genéticos de controle das células, causados pelos danos provocados pelos raios UVA e UVB, podemos desenvolver o melanoma. O melanoma é mais frequente em pessoas de pele clara, sexo feminino e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum por volta dos 50 anos de idade.


Já o câncer de pele não-melanoma se divide em dois tipos mais comuns, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Apresenta bom prognóstico e fácil diagnóstico, porém quando não tratado de forma adequada, e precocemente, podem deixar grandes danos aparentes no indivíduo. 


Mas, ATENÇÃO! A radiação UV pela exposição excessiva ao sol e sem proteção é considerada o maior fator de risco ambiental para o desenvolvimento de melanoma e neoplasias de pele não-melanocítica. 


Por esta razão, a fotoproteção desempenha um papel indispensável nas medidas de prevenção de cânceres de pele. 



Quais os sinais e sintomas do Câncer de pele?