COMO EVITAR CÂNCER DE PELE? QUAIS PRODUTOS DISPONÍVEIS PARA PREVENIR? ONDE COMPRAR?

Data: 07/03/2021 | Cabelo, Pele e Unhas Saúde da Pele

Você sabia que o câncer de pele é o mais comum no Brasil - 25% dos casos registrados de tumores malignos. O tema chamou sua atenção, então continue lendo.

O Câncer de Pele se apresenta sob duas formas variantes: melanoma e não melanoma. O câncer de pele melanoma é o tipo mais grave, pois pode desencadear metástase, porém quando diagnosticado em fase inicial da doença tem grandes chances de cura. O tipo mais comum de câncer de pele na população brasileira é o não melanoma.


O melanoma é chamado assim, pois tem sua origem dos melanócitos - células responsáveis pela produção do pigmento melanina, que tem como função a proteção da pele contra os danos causados por raios ultravioletas(UV). 


Assim, quando perdemos os mecanismos genéticos de controle das células, causados pelos danos provocados pelos raios UVA e UVB, podemos desenvolver o melanoma. O melanoma é mais frequente em pessoas de pele clara, sexo feminino e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum por volta dos 50 anos de idade.


Já o câncer de pele não-melanoma se divide em dois tipos mais comuns, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Apresenta bom prognóstico e fácil diagnóstico, porém quando não tratado de forma adequada, e precocemente, podem deixar grandes danos aparentes no indivíduo. 


Mas, ATENÇÃO! A radiação UV pela exposição excessiva ao sol e sem proteção é considerada o maior fator de risco ambiental para o desenvolvimento de melanoma e neoplasias de pele não-melanocítica. 


Por esta razão, a fotoproteção desempenha um papel indispensável nas medidas de prevenção de cânceres de pele. 


Quais os sinais e sintomas do Câncer de pele?

 

Quanto aos sinais e sintomas, destacam-se as queixas mais comuns relacionadas ao câncer da pele:

·         Manchas que coçam, doem, sangram ou descamam;

·         Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;

·         Sinal que muda de cor textura, tamanho, espessura ou contornos;

·      Elevação ou nódulo circunscrito e adquirido da pele que aumenta de tamanho e tem aparência perolada, translúcida, avermelhada ou escura.


Estes sinais e sintomas permitem a rápida detecção por meio do autoexame ou exame clínico. Indivíduos com lesões suspeitas devem imediatamente procurar um profissional especializado para realização dos procedimentos diagnósticos necessários.


Quais as maneiras de prevenir o Câncer de pele?

É fundamental adotar medidas fotoprotetoras como: proteção através de coberturas, proteção através do uso de roupas e acessórios, fotoprotetores tópicos (para corpo e lábios) e orais.


Onde comprar protetor solar?

Na Biofase você encontra as melhores soluções de protetor solar:  cápsulas, bi-gel, creme e gel-creme. Nossos produtos oferecem elevado fator de proteção FPS, UVA balanceada e são ideais para todo o tipo de pele.


Um desses produtos inovadores é o multifuncional Pomegranate de Extrato de Romã, que além de proteger contra os raios solares, tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e anticancerígena. Somado a isso, as cápsulas oferecem ação clareadora para a pele e auxiliam no tratamento de neoplasias e doenças cardiovasculares.

 

Referência

LINHARES, Daniella Hosana Ferreira. EDUCAÇÃO POPULAR DE ENFERMEIRAS COM PESCADORES: Pescando saúde e tecendo conhecimentossobre o Câncer de Pele (2014). Disponível em:https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2723/1/TCC%20-%20DANIELLA%20HOSANA%20FERREIRA%20LINHARES.pdf. Acesso em:21 fev. 2021.

 

ALICHANDRE, Thalita de Oliveira. CÂNCER DE PELE: Uma Revisão Sobre a Prevenção Como Promoção da Saúde (2016). Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br/bitstream/123456789/404/1/ALICHANDRE%2C%20T.%20O.%20-%20C%C3%82NCER%20DE%20PELE..%20UMA%20REVIS%C3%83O%20SOBRE%20A%20PREVEN%C3%87%C3%83O%20COMO%20PROMO%C3%87%C3%83O%20DA%20SA%C3%9ADE.pdf. Acesso em 21 fev. 2021.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica