COMO DORMIR MELHOR COM POUCAS HORAS DE SONO?

Data: 06/08/2021 |

Como assim? É possível dormir melhor com poucas horas de sono? Você dorme poucas horas e consegue ter um dia produtivo? Ou precisa ter aquelas recomendadas 8 horas diárias de sono para que seu dia tenha toda a produtividade que você precisa? Quantas horas você reserva para dormir? Todas as pessoas devem ter tempo para dormir ou reservar um tempo para dormir. Se o assunto interessou você, continue lendo, para você ficar sabendo tudo que precisa.

COMO DORMIR MELHOR COM POUCAS HORAS DE SONO?

Vários estudos demonstram que a quantidade ideal de sono necessária a cada noite pode variar entre diferentes indivíduos devido a fatores genéticos, comportamentais, ambientais e sociais.


Toda orientação é recomendada caso a caso. Isto é, deve ser analisada a necessidade individualizada de sono para a realidade de cada pessoa. Melhor exemplificando: quando um indivíduo obtém a quantidade certa de sono, acorda sentindo-se bem descansado e têm um bom desempenho durante o dia (considerando hora de dormir e hora de acordar).


O sono não é uma perda de tempo e dormir bem é fundamental para uma boa saúde. Assim como, não dormir o suficiente à noite geralmente está associado a sonolência diurna, fadiga diurna, humor deprimido, funcionamento diurno insatisfatório e outros problemas de saúde e segurança.


Você sabia que dormir bem melhora a imunidade, evita doenças? Isso mesmo!



QUAL A QUANTIDADE IDEAL RECOMENDADA?


A quantidade recomendada pelas autoridades de saúde pública para um sono ideal para um indivíduo adulto na faixa etária de 26-64 anos é de 7-8h por noite para a maioria das pessoas, embora existam aquelas que precisam entre 4 e 10 horas.


Assim, o sono satisfatório não é medido em horas absolutas, e sim em relação ao quanto o sono é reparador para o indivíduo. O sono ideal deve ser conceituado como a quantidade de sono necessária para otimizar os resultados (por exemplo, desempenho, função cognitiva, saúde mental, saúde física, qualidade de vida, etc.).



COMO MELHORAR A HIGIENE DO SONO?


Alguns exemplos de melhorias na higiene do sono podem contribuir para dormir melhor com poucas horas de sono:


★ Manter o mesmo horário de sono todos os dias, mesmo nos fins de semana.

★ Praticar uma rotina relaxante antes de dormir para tornar mais fácil adormecer rapidamente.

★ Escolher um colchão que seja confortável e equipá-lo com travesseiros de qualidade.

★ Minimizando possíveis interrupções de luz e som.

★ Desligar dispositivos eletrônicos como telefones celulares e laptops por meia hora ou mais antes de dormir.

★ Evite a ingestão de cafeína e álcool nas horas antes de dormir.

★ Não fazer refeições pesadas na hora do jantar.


Dê olho na dica!!!


O cochilo é visto como uma ferramenta de saúde pública para a privação de sono em termos de redução de acidentes e eventos cardiovasculares e melhoria do desempenho no trabalho.


Um cochilo após o almoço, de 30 minutos, é saudável e melhora o humor. A pessoa descansa, melhora sua performance para o resto do dia.


Então...aproveite seu intervalo e procure um lugar tranquilo e tire um cochilo.



QUE ESPECIALIDADE A PESSOA DEVE PROCURAR QUANDO TEM DIFICULDADE PARA DORMIR?