COMO DORMIR MELHOR COM POUCAS HORAS DE SONO?

Data: 06/08/2021

Como assim? É possível dormir melhor com poucas horas de sono? Você dorme poucas horas e consegue ter um dia produtivo? Ou precisa ter aquelas recomendadas 8 horas diárias de sono para que seu dia tenha toda a produtividade que você precisa? Quantas horas você reserva para dormir? Todas as pessoas devem ter tempo para dormir ou reservar um tempo para dormir. Se o assunto interessou você, continue lendo, para você ficar sabendo tudo que precisa.

Vários estudos demonstram que a quantidade ideal de sono necessária a cada noite pode variar entre diferentes indivíduos devido a fatores genéticos, comportamentais, ambientais e sociais.


Toda orientação é recomendada caso a caso. Isto é, deve ser analisada a necessidade individualizada de sono para a realidade de cada pessoa. Melhor exemplificando: quando um indivíduo obtém a quantidade certa de sono, acorda sentindo-se bem descansado e têm um bom desempenho durante o dia (considerando hora de dormir e hora de acordar).


O sono não é uma perda de tempo e dormir bem é fundamental para uma boa saúde. Assim como, não dormir o suficiente à noite geralmente está associado a sonolência diurna, fadiga diurna, humor deprimido, funcionamento diurno insatisfatório e outros problemas de saúde e segurança.


Você sabia que dormir bem melhora a imunidade, evita doenças? Isso mesmo!




QUAL A QUANTIDADE IDEAL RECOMENDADA?


A quantidade recomendada pelas autoridades de saúde pública para um sono ideal para um indivíduo adulto na faixa etária de 26-64 anos é de 7-8h por noite para a maioria das pessoas, embora existam aquelas que precisam entre 4 e 10 horas.


Assim, o sono satisfatório não é medido em horas absolutas, e sim em relação ao quanto o sono é reparador para o indivíduo. O sono ideal deve ser conceituado como a quantidade de sono necessária para otimizar os resultados (por exemplo, desempenho, função cognitiva, saúde mental, saúde física, qualidade de vida, etc.).




COMO MELHORAR A HIGIENE DO SONO?


Alguns exemplos de melhorias na higiene do sono podem contribuir para dormir melhor com poucas horas de sono:


★ Manter o mesmo horário de sono todos os dias, mesmo nos fins de semana.

★ Praticar uma rotina relaxante antes de dormir para tornar mais fácil adormecer rapidamente.

★ Escolher um colchão que seja confortável e equipá-lo com travesseiros de qualidade.

★ Minimizando possíveis interrupções de luz e som.

★ Desligar dispositivos eletrônicos como telefones celulares e laptops por meia hora ou mais antes de dormir.

★ Evite a ingestão de cafeína e álcool nas horas antes de dormir.

★ Não fazer refeições pesadas na hora do jantar.


Dê olho na dica!!!


O cochilo é visto como uma ferramenta de saúde pública para a privação de sono em termos de redução de acidentes e eventos cardiovasculares e melhoria do desempenho no trabalho.


Um cochilo após o almoço, de 30 minutos, é saudável e melhora o humor. A pessoa descansa, melhora sua performance para o resto do dia.


Então...aproveite seu intervalo e procure um lugar tranquilo e tire um cochilo.




QUE ESPECIALIDADE A PESSOA DEVE PROCURAR QUANDO TEM DIFICULDADE PARA DORMIR?



As pessoas não podem fazer uso de medicação para dormir sem orientação médica. Por isso é fundamental, buscar avaliação do médico Otorrinolaringologista que trabalhe na área da Medicina do Sono.

E, também tem tratamentos alternativos com produtos naturais.




QUAIS SÃO OS PRODUTOS NATURAIS QUE AUXILIAM DORMIR MELHOR?


Os produtos naturais que contribuem para uma noite bem dormida, são encontrados em diversas formulações que atendem às preferências de cada indivíduo.


São produtos à base de Melissa offinalis, Passiflora incarnata e hidroxitriptofano, muito indicados para favorecer o sono e estão disponíveis na farmácia de manipulação.




ONDE COMPRAR?


Na BIOFASE você encontra alguns manipulados que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Se precisar de ajuda extra para dormir e ter qualidade de sono, experimente os produtos manipulados e florais.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica