COMO DIMINUIR ESPINHAS PELO CORPO?

Data: 04/08/2021

Espinhas pelo corpo...fala sério? Ninguém merece! Que desagradável. Incomodam, doem, coçam, chamam atenção esteticamente, incham, formam aqueles calombos. Aparecem nas costas, braços, rosto, pescoço, dentro da orelha independente do gênero ou da idade. Um verdadeiro martírio. Quer saber o que fazer para tratar as espinhas pelo corpo? Neste post, você terá várias informações interessantes. Continue lendo!

E, como estas danadas comprometem nossa autoestima. Não podemos usar aquela roupa decotada, camiseta sem manga, os homens ficarem sem camiseta na praia, escondem o rosto com boné, as mulheres com o cabelo. Ou recorrendo a muita maquiagem para disfarçar. Realmente impacta na vida social


Começam a aparecer na fase da puberdade com a alteração hormonal e, nos seguem na fase adulta, também são comuns em pessoas com pele oleosa, comprometendo o visual da nossa pele.


O que será que você pode fazer para diminuir a quantidade e até se livrar delas?


Você sabe que acabar com cravos e espinhas não é tarefa fácil, mas existem tratamentos eficazes para o combate a acne. 


Quer saber o que fazer para tratar as espinhas pelo corpo? Neste post, você terá várias informações interessantes. Continue lendo!





QUAIS AS CAUSAS DO SURGIMENTO DAS ESPINHAS?


As causas para o surgimento são as mais diversas e vão desde a disfunção hormonal até os efeitos da poluição.


Vamos entender melhor: a hiperfuncionalidade das glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção de sebo, que lubrifica e protege a pele, é uma das principais razões para o surgimento das espinhas no corpo e no rosto.


Outros fatores como a hereditariedade, alterações hormonais (decorrentes da puberdade, gravidez, do ciclo menstrual, da síndrome do ovário policístico e da menopausa), uso de medicamentos (corticóides, vitaminas do complexo B, dilantina e lítio), cosméticos (ricos em óleo mineral, manteiga de cacau e miristato de isopropila), alimentação rica em gordura (frituras, chocolates, lipídios).


Mas, as espinhas também podem aparecer devido ao estresse, poluição ou uso de roupas muito justas





QUAL A DIFERENÇA DA ESPINHA FACIAL E A CORPORAL? 



Tanto a espinha no corpo quanto a do rosto apresentam a proliferação bacteriana causada pela genética e a alteração hormonal, que são agravadas pela exposição solar da área desprotegida.


Assim como acontece na pele do rosto, a espinha (acne) corporal pode causar comedões (cravos), que, quando inflamados, desenvolvem pústulas (espinhas) e que podem deixar manchas e cicatrizes. 





QUAIS DEVEM SER OS CUIDADOS COM AS ESPINHAS CORPORAIS?


➔ Cuidar da pele é muito importante (limpeza, hidratação diária e proteção da pele);

➔ Utilizar produtos que não causem irritação na pele com espinhas;

➔ Mudança nos hábitos alimentares (optar por alimentos antioxidantes - frutas cítricas - laranja, morango e maçã)

➔ Evitar alimentos gordurosos

➔ Evitar alimentos ricos em açúcar pois eles desequilibram a produção de insulina e causam inflamação celular, aumentando a produção de sebo.

➔ Acompanhamento de um dermatologista.

➔ Evitar a exposição solar desprotegida;

➔ Utilizar filtro solar (livre de óleo) seja qual for a estação do ano.

➔ Fazer esfoliação (para remoção de células mortas da superfície da pele) e tonificação corporal (para retirar resíduos, desobstruindo os poros e equilibrando o pH da pele) - uma a duas vezes por semana antes do banho.

➔ Evite cutucar, espremer e coçar, pois pode causar cicatrizes.

➔ Evitar o uso de roupas muito justas 





O QUE FAZER QUANDO COMEÇAR O SURGIMENTO DAS ESPINHAS?


Procure um dermatologista, pois ele vai avaliar suas necessidades e indicar as melhores opções de tratamento.





COMO TRATAR AS ESPINHAS?


De modo geral o tratamento da espinha (acne) é baseado no tipo e no seu grau de acometimento. Podendo então, o seu tratamento envolve medidas higiênicas e profiláticas, até o uso de medicamentos orais e tópicos, realização de cirurgia, tratamento estético e alternativo.





QUAIS OS TRATAMENTOS ALTERNATIVOS?


Existem remédios manipulados para Acne para uso regular nas formulações de cremes, sprays, cosméticos protetores que ajudam a minimizar a influência de fatores externos. Assim, como peeling em cápsulas, compostos vitamínicos, entre outros.


Você deve, em um primeiro momento, descobrir qual o tipo de pele a sua se encaixa para depois definir quais são os melhores produtos para você e as suas necessidades.





ONDE COMPRAR?


No site da BIOFASE você encontra linhas que atendem aos cuidados com a pele, produtos acne e oleosidade deixando-a muito mais viçosa e bem-cuidada. Veja nossa linha de remédios manipulados para Acne.


Sandra Bonfanti

Farmacêutica