COMO CLAREAR A PELE COM PRODUTOS NATURAIS?

Data: 21/06/2021

Você sabia que as manchas superficiais e pouco escuras podem ser tratadas a partir do uso de cremes e séruns com fórmulas específicas de ação clareadora? Leia esse post agora e descubra as melhores opções de creme clareador, elaborados com ativos de performance comprovada, que contém na Biofase.

Você sabia que a pele é um órgão externo de maior extensão no corpo? Além disso, a pele tem algumas funções importantes como: proteção, termorregulação, reserva de nutrientes e ainda contém diversas terminações nervosas sensitivas.

A coloração da nossa pele ocorre através da formação de melanina (uma proteína que garante a coloração da pele e evita danos da radiação ultravioleta ao nosso DNA) dentro dos melanócitos, presente em todos os em indivíduos em mesma quantidade.


Essa diferença da coloração da pele nos diferentes fototipos (capacidade de cada pessoa em se bronzear) está relacionada com a atividade dos melanócitos e não na quantidade destes.


Desta forma, a coloração natural da pele pode ser alterada, pelo aumento da produção de melanina gerando as discromias (manchas) que são dermatopatias de origem endógena ou exógena que aparecem com menor pigmentação ou ausência parcial de pigmento, ou ainda um aumento na produção de pigmentação da pele.






Quais seriam estes fatores endógenos e exógenos?


Fatores internos (endógenos), estes podem ser de natureza genética, distúrbios endócrinos ou mesmo características raciais.

Fatores externos (exógenos) como a exposição solar excessiva, traumas na superfície cutânea, estresses, ou mesmo a utilização de certos medicamentos, tais como os contraceptivos orais.

Popularmente conhecidas como manchas, estas alterações de pigmentação na pele são desagradáveis para muitas pessoas, sejam homens ou mulheres. Essas alterações afetam a autoestima e a socialização do indivíduo levando-o a evitar exposições, usando truques e maquiagens pesadas para esconder as manchas.

A alternativa mais segura e adequada é procurar um dermatologista para que este possa examinar e identificar a causa da mancha. Somente após a realização do diagnóstico será possível definir as opções terapêuticas de tratamentos que possam amenizar ou tratar essas desordens.





QUAIS OS TIPOS DE MANCHAS E SUAS CARACTERÍSTICAS?


MELASMA: são manchas escuras na pele, principalmente no rosto. Pode aparecer por causa de alterações hormonais (principalmente durante a gravidez) e exposição excessiva ao sol. São mais propensas em mulheres do que em homens;


MANCHAS CAUSADAS POR ESPINHAS: dependendo da gravidade das lesões e cicatrizes, a acne também pode deixar manchas na pele. Por isso, cuidado! A falta de uso de protetor solar e a manipulação das espinhas são condições que favorecem o surgimento de manchas propensas ao escurecimento;


ACROMIAS: são manchas brancas ocasionadas pela ausência de melanina, como albinismo (desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina) e vitiligo (dermatose de provável natureza autoimune);





HIPOCROMIA: manchas brancas ocasionadas pela diminuição de melanina. A exemplo: pitiríase versicolor (conhecida como pano branco);


HIPERCROMIAS OU MANCHAS ESCURAS: surgem devido à produção excessiva de melanina. São comuns nas efélides ou sardas, pintas, melasmas.





QUAIS ALTERNATIVAS PREVENTIVAS/TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DE MANCHAS NA PELE?


Atenção! No tratamento de qualquer mancha na pele deve estar presente o uso de protetor solar, pois a radiação solar contribui de maneira efetiva na piora da pigmentação.

O uso de produtos tópicos é a forma mais conveniente para começar um tratamento.


Outra alternativa que vem contribuindo para a redução e tratamento de manchas na pele é a fitocosmética, que se tem mostrado um grande aliado.

A utilização de ingredientes naturais, em especial extratos de plantas se têm revelado uma boa opção.

As formulações com substâncias ativas capazes de reduzir as manchas são os: vitamina C, coenzima Q10, Pomegranate, arbutina (4-hidroxifenil-β-D-glucopiranosido) - um derivado da hidroquinona que ocorre naturalmente, em especial nas seguintes famílias de plantas: Lamiaceae, Ericaceae, Saxifragaceae e Rosácea).


A propriedade despigmentante atribuída a muitos metabólitos de plantas, agem por inibição da melanogênese (processo da síntese da melanina), dispersão de melanócitos e inibição da tirosinase (enzima chave para biossíntese da melanina).


Os produtos com componentes à base de plantas mostraram-se benéficos no caso de pessoas com a pele sensível, impossibilitadas de usar um protetor solar químico.






ONDE COMPRAR PRODUTOS PARA TIRAR MANCHAS?


Manchas superficiais e pouco escuras podem ser tratadas a partir do uso de cremes e séruns com fórmulas específicas de ação clareadora.

O catálogo da Biofase é formado por excelentes opções de creme clareador, elaborados com ativos de performance comprovada, como o Arbutin, a Vitamina C.


E, para potencializar o tratamento, você pode combinar o uso de cremes com cápsulas que agem no organismo e promovem resultados de dentro para fora. O Oli Ola, conhecido como peeling em cápsulas, e o Pomegranate são alguns dos produtos indicados para cuidar da pele ao estimular a despigmentação e a renovação celular.

Compre seu creme clareador na Biofase e obtenha ótimos resultados!


Sandra Bonfanti

Farmacêutica