COMO CLAREAR A PELE COM PRODUTOS NATURAIS

Data: 21/06/2021 - Saúde da Pele - Envelhecimento

Você sabia que as manchas superficiais e pouco escuras podem ser tratadas a partir do uso de cremes e séruns com fórmulas específicas de ação clareadora? Leia esse post agora e descubra as melhores opções de creme clareador, elaborados com ativos de performance comprovada, que contém na Biofase.

COMO CLAREAR A PELE COM PRODUTOS NATURAIS

Você sabia que a pele é um órgão externo de maior extensão no corpo? Além disso, a pele tem algumas funções importantes como: proteção, termorregulação, reserva de nutrientes e ainda contém diversas terminações nervosas sensitivas.

A coloração da nossa pele ocorre através da formação de melanina (uma proteína que garante a coloração da pele e evita danos da radiação ultravioleta ao nosso DNA) dentro dos melanócitos, presente em todos os em indivíduos em mesma quantidade.


Essa diferença da coloração da pele nos diferentes fototipos (capacidade de cada pessoa em se bronzear) está relacionada com a atividade dos melanócitos e não na quantidade destes.


Desta forma, a coloração natural da pele pode ser alterada, pelo aumento da produção de melanina gerando as discromias (manchas) que são dermatopatias de origem endógena ou exógena que aparecem com menor pigmentação ou ausência parcial de pigmento, ou ainda um aumento na produção de pigmentação da pele.



Quais seriam estes fatores endógenos e exógenos?


Fatores internos (endógenos), estes podem ser de natureza genética, distúrbios endócrinos ou mesmo características raciais.

Fatores externos (exógenos) como a exposição solar excessiva, traumas na superfície cutânea, estresses, ou mesmo a utilização de certos medicamentos, tais como os contraceptivos orais.

Popularmente conhecidas como manchas, estas alterações de pigmentação na pele são desagradáveis para muitas pessoas, sejam homens ou mulheres. Essas alterações afetam a autoestima e a socialização do indivíduo levando-o a evitar exposições, usando truques e maquiagens pesadas para esconder as manchas.

A alternativa mais segura e adequada é procurar um dermatologista para que este possa examinar e identificar a causa da mancha. Somente após a realização do diagnóstico será possível definir as opções terapêuticas de tratamentos que possam amenizar ou tratar essas desordens.