COMO AUMENTAR MINHA CONCENTRAÇÃO PARA ESTUDAR?

Data: 30/11/2021

Você tem observado que não está conseguindo concentrar-se nas atividades que exigem muito de você. Está muito difícil manter o foco. Sente-se cansado, fadigado e até mesmo com sono? É melhor dar uma parada, analisar sua rotina e entender o que está acontecendo.

Como você pode melhorar ou aumentar sua concentração e o foco para conseguir estudar e adquirir novos conhecimentos com qualidade?


Manter nosso foco atencional por muito tempo não é algo fácil. Até porque fatores físicos, psicológicos e ambientais podem influenciar na nossa concentração e foco para estudar.


Para ter uma boa dose de concentração e mantê-la para estudar exige condições como disciplina, tempo de descanso, gerenciamento de estresse, ambiente tranquilo e hábitos de vida saudável. Aspectos como estes impactam diretamente na sua produtividade, aprendizagem e resultados positivos nos estudos.


Mas, caso você perceba que a sua dificuldade na concentração e foco para estudos é importante, é fundamental procurar um médico especialista para identificar as suas necessidades e fazer um diagnóstico adequado. 





Pensando nisso, algumas dicas podem ajudar a aumentar sua concentração para estudar e também a desenvolver atenção. Confira:



Tenha uma dieta saudável e regulada

Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a melhorar a concentração e o foco. A orientação é se alimentar de 3 em 3 horas.

Evite alimentos industrializados. Busque alimentos frescos como frutas, verduras, legumes, grãos, amêndoas.

Desta forma, seu corpo terá energia para funcionar durante todo o dia e, consequentemente, terá uma melhor concentração.


Hidratação

Beba água durante o dia. Manter-se hidratado ajuda a manter o foco.


Durma bem

É muito importante ter uma boa noite de sono. Um sono reparador promove o descanso do corpo e da mente para o dia seguinte e, assim, conseguir manter a concentração para estudar.

Uma noite mal dormida, dificulta a concentração, altera o humor e motivação para os estudos.


Faça atividades físicas

Praticar atividade físicas regulares ajudam a melhorar a concentração e foco para estudar.

Portanto, se você está com pouco tempo para ir na academia, faça uma caminhada, corrida ou bicicleta no parque ou mesmo no seu bairro. Além de esta se exercitando, já promove um descanso mental para depois concentrar-se melhor no estudo.


Mantenha seu ambiente de estudo limpo e organizado

Manter o seu ambiente de estudo organizado e limpo pode auxiliar a melhorar a concentração e o foco. Organize de forma harmônica e aconchegante, já que você passará boas horas do dia estudando.


Desconecte-se dos eletrônicos e redes sociais

Sabe-se que tanto os eletrônicos como as redes sociais são uma grande fonte de distrações, levando você a perder horas navegando sem objetivos específicos, só por curiosidade e hábito.

Portanto, desconecte-se no período necessário para seus estudos. E, assim você terá mais concentração e foco.


Exercite seu cérebro

Você pode melhorar as habilidades cognitivas do seu cérebro  com leitura, caça-palavras, sudoku, desafios lógicos, entre outros.

Algumas vitaminas, minerais e nutrientes podem melhorar a concentração para estudar. Alguns exemplos são a vitamina K, o zinco, o selênio, as vitaminas do complexo B, o ácido fólico, a colina, a cafeína, o ômega 3, entre outros.

Os suplementos alimentares reúnem diversos nutrientes, e assim, eles podem ajudar a ter mais concentração e também fornecem energia para o seu bem-estar.






ONDE COMPRAR?


Na Biofase - Farmácia de manipulação, você compra o multivitamínico para melhorar a concentração ideal para você.



Dentre as nossas opções você encontra os Florais para Memória que trabalha as vibrações de estímulo das energias relacionadas à memória, aumentando a capacidade de concentração e a facilidade de memorização.



Com os produtos da Biofase, você pode aumentar sua concentração para estudar melhorando seu aprendizado e facilidade de memorização.



Sandra Bonfanti

Farmacêutica