COMO AUMENTAR A CIRCULAÇÃO DE SANGUE?

Data: 21/06/2021

Como está sua circulação sanguínea? Todos nós sabemos que o coração é um órgão vital responsável por bombear sangue rico em oxigênio para todo o corpo.

Através da circulação sanguínea o sangue chega até todos os órgãos, sistemas e tecidos e recebe o oxigênio e nutrientes necessários para funcionar corretamente, contribuindo para nossa saúde de maneira geral.

Pensando nisso, adotar hábitos que visam melhorar a circulação sanguínea é de fundamental importância para preservar a vitalidade e qualidade de vida de todas as pessoas: jovens, adultos e idosos.







QUAL A IMPORTÂNCIA DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA?

A circulação sanguínea realiza o transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e células de defesa para todo o corpo através das artérias, veias e vasos capilares.

É através da circulação sanguínea que são eliminadas substâncias que não são úteis ou saudáveis para a atividade das células de nosso corpo. 







COMO SABER QUE TENHO PROBLEMAS DE CIRCULAÇÃO?


Os problemas circulatórios resultam em dificuldade no retorno do sangue venoso ao coração ou comprometem a passagem de sangue pelas veias e artérias.




Saiba alguns sintomas que indicam problemas de circulação:

  • Varizes;
  • Inchaço nos membros inferiores;
  • Dores nas pernas;
  • Extremidades frias;
  • Fraqueza muscular;
  • Dormência
  • Coceira nas pernas

 






COMO POSSO MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA?

De maneira geral, adotar uma mudança no estilo de vida pode auxiliar na melhora da circulação sanguínea. Ou seja, uma boa alimentação, controle do peso, atividades físicas regulares e hidratação contribuem para a hemodinâmica da circulação. 

Contudo, é fundamental procurar avaliação médica para identificar o problema e começar o tratamento mais adequado.

Confira as dicas para melhorar sua circulação sanguínea:






Alimentação equilibrada

Manter uma alimentação saudável e equilibrada, consumindo frutas, verduras e legumes ajuda no fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos, além de ativar a circulação. Uma dieta rica em fibras também ajuda a evitar alterações nas paredes das veias e diminui o acúmulo de toxinas no sangue.






Pratique atividade física regularmente

Atividades físicas contribuem para melhorar a circulação sanguínea. Movimentar os músculos da panturrilha favorece o retorno do sangue ao coração e evitar que ele fique acumulado nos membros inferiores. 






Hidratação

É fundamental tomar água ao longo do dia. A água está presente em 70% do nosso organismo e, é responsável por regular a temperatura corporal, o funcionamento dos órgãos, eliminar as toxinas e transportar nutrientes.






Não fique na mesma posição por muito tempo

Procure mudar de posição ao longo do dia. Movimente-se a cada duas horas para melhorar a circulação sanguínea. Assim, evita ficar muito tempo sentada ou em pé, posições que diminuem o fluxo sanguíneo nos membros inferiores e aumenta problemas vasculares.






Evite fumar

A nicotina e outras substâncias presentes no cigarro promovem uma diminuição na espessura dos vasos sanguíneos, dificultando o fluxo de sangue na região afetada. O monóxido de carbono liberado durante o ato de fumar é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares, uma vez que diminui a concentração de oxigênio no sangue.






Evite roupas ou sapatos apertados

Evitar o uso de roupas apertadas (meias, cintos, calças) que possam dificultar o fluxo de sangue. Evitar usar sapatos que apertam o pé e causam desconforto.







EXISTE OUTRA ALTERNATIVA QUE AJUDAM A MELHORAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA?

Os suplementos com substâncias como os presentes na Gingko biloba, Melilotus Officinalis, Cell Drain, parecem ser úteis no tratamento da má circulação e na melhoria da função arterial como um todo, além de promover um melhor fluxo sanguíneo.







ONDE COMPRAR ESTES PRODUTOS?

O catálogo da Biofase é formado por excelentes opções de produtos para melhorar sua circulação sanguínea, elaborados especialmente para você.

Confira todos os nossos produtos e leve agora mesmo as soluções que melhor atendem às suas necessidades. Aproveite também para conhecer outros medicamentos na categoria de Saúde.

 

Sandra Bonfanti

Farmacêutica