Como as vitaminas funcionam? Descubra agora

Data: 17/11/2020 - Metabolismo - Imunidade - Ossos

As vitaminas são substâncias vitais de que o nosso corpo necessita para suportar muitas das suas funções. Portanto, uma ingestão suficiente e constante de vitaminas no corpo com os alimentos é extremamente importante. Mas você sabe como as vitaminas funcionam?


O efeito biológico das vitaminas no corpo humano é a participação ativa dessas substâncias nos processos metabólicos. 


No metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos, as vitaminas participam diretamente ou como parte de sistemas enzimáticos complexos. 


As vitaminas estão envolvidas em processos oxidativos, como resultado dos quais inúmeras substâncias são formadas a partir de carboidratos e gorduras, que são usados ​​pelo corpo como energia e matéria plástica. 


As vitaminas contribuem para o crescimento e desenvolvimento celular normal de todo o organismo. Desempenham um papel importante na manutenção das respostas imunológicas do organismo, garantindo sua resistência a fatores ambientais adversos. Isso é essencial na prevenção de doenças infecciosas.



Como as vitaminas funcionam? Saiba mais


As vitaminas ainda suavizam ou eliminam os efeitos adversos de muitos medicamentos no corpo humano. A falta delas afeta o estado de órgãos e tecidos individuais, bem como as funções mais importantes: crescimento, procriação, capacidades intelectuais e físicas e funções protetoras do corpo. 


Uma falta de vitaminas a longo prazo leva primeiro a uma diminuição da capacidade de trabalho, depois a uma deterioração da saúde e, nos casos mais extremos e graves, isso pode resultar em morte.


Apenas em alguns casos, nosso corpo pode sintetizar vitaminas individuais em pequenas quantidades. Por exemplo, o aminoácido triptofano pode ser convertido no corpo em ácido nicotínico (Vitamina B3)


As vitaminas são necessárias para a síntese de hormônios - substâncias biologicamente ativas especiais que regulam uma variedade de funções corporais.


Isso significa que são substâncias indispensáveis ​​na alimentação humana e de grande importância para a vida do corpo. São essenciais para o sistema hormonal e o sistema enzimático do organismo. Elas também regulam nosso metabolismo, tornando o corpo humano saudável, vigoroso e bonito. 

Está vendo quão é importante saber como as vitaminas funcionam?


Muitas vitaminas são rapidamente destruídas e não se acumulam no corpo nas quantidades necessárias, portanto, a pessoa precisa de uma ingestão constante delas com os alimentos.


O uso de vitaminas para fins terapêuticos (terapia com vitaminas) foi totalmente associado ao impacto em várias formas de sua deficiência. Desde meados do século 20, as vitaminas têm sido amplamente utilizadas para fortificação de alimentos, bem como na ração animal.


Várias vitaminas são representadas não por uma, mas por vários compostos relacionados, no site da Biofase você encontra as melhores vitaminas.


A principal fonte são as plantas, nas quais as vitaminas são acumuladas. As vitaminas chegam ao corpo principalmente com os alimentos. Algumas delas são sintetizadas no intestino sob a influência da atividade vital de microrganismos, mas as quantidades de vitaminas formadas nem sempre satisfazem plenamente as necessidades do organismo. 


As vitaminas estão envolvidas na regulação do metabolismo; elas são catalisadores biológicos ou reagentes de processos fotoquímicos que ocorrem no corpo, e também participam ativamente na formação de enzimas.


As vitaminas afetam a absorção dos nutrientes, contribuem para o crescimento normal das células e para o desenvolvimento de todo o organismo. Como parte integrante das enzimas, as vitaminas determinam sua função e atividade normais. 

A falta ou a ausência de qualquer vitamina no corpo, leva a vários distúrbios metabólicos. 


A ausência delas em nosso organismo através da alimentação, diminui a capacidade de trabalho do indivíduo, diminui a resistência do organismo às doenças, diminui à ação de fatores ambientais desfavoráveis. 

Como resultado da deficiência ou ausência de vitaminas, desenvolve-se a deficiência de vitaminas.




A importância das vitaminas individuais para os humanos


Vitamina A:


A vitamina A é encontrada em produtos de origem animal, como fígado, manteiga, ovos e especialmente no óleo de peixe, que é rico em vitamina A. Também é encontrada nos Os alimentos vegetais, pois esses alimentos contêm caroteno, uma substância especial que é convertida em vitamina A no corpo humano. 


Na ausência de vitamina A nos alimentos, o crescimento diminui e a doença ocular (cegueira noturna) pode se desenvolver. Esta vitamina é altamente solúvel em gorduras, e quando exposta ao oxigênio do ar, a vitamina A é destruída. 


Ela é especialmente importante na nutrição das crianças no primeiro ano de vida, e sua presença em nosso organismo aumenta a resistência de nosso corpo a doenças infecciosas. 


Vitamina B1:


A vitamina B1 é encontrada nas cascas de cereais, vegetais, frutas, leite, fermento, rins e fígado de animais. O farelo de arroz e o trigo também são alimentos ricos em vitamina B1. 


A falta dessa vitamina nos alimentos causa distúrbios do sistema nervoso, perda de apetite e fadiga rápida. 

A vitamina B1 é resistente a altas temperaturas.


Vitamina C:


A vitamina C é facilmente destruída pelo aquecimento, exposição ao oxigênio do ar e à luz solar. Manter vegetais, frutas e bagas quentes e leves acelera a perda de vitamina C. 


É mais bem conservado em frutas cítricas. Regula a oxidação de produtos metabólicos de carboidratos, participa da troca de aminoácidos e ácidos graxos e tem efeito versátil nas funções dos sistemas cardiovascular, digestivo, endócrino, nervoso central e periférico. 


A falta desta vitamina costuma causar distúrbios nervosos, e isso você não quer que aconteça, então confira essa oferta da Vitamina C.


Vitamina D:


A vitamina D é formada a partir da provitamina D na pele sob a influência da luz solar eé encontrada principalmente em produtos de origem animal,em óleo de peixe, manteiga, gema de ovo, caviar, leite, etc.


Na ausência de vitamina D, os ossos se tornam quebradiços e os dentes se desenvolvem mal. Esta vitamina é solúvel em gordura. Regula a troca de cálcio e fósforo, promovendo sua absorção desde o intestino e deposição nos ossos. 

Esta vitamina é utilizada para proteger o corpo da criança contra o raquitismo. 


Tem boa retenção em alimentos enlatados e produtos culinários, pois é resistente ao calor. Os suplementos de vitamina D preparados devem ser consumidos de acordo com as instruções de um médico.


Agora que você já sabe como as vitaminas funcionam? é hora de fazer uma visitinha a Biofase!