COMO A HOMEOPATIA FUNCIONA?

Data: 15/07/2021 - homeopatia - Saúde

A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento ao indivíduo para evitar intoxicação e estimular a reação orgânica.

COMO A HOMEOPATIA FUNCIONA?

COMO A HOMEOPATIA FUNCIONA?


A homeopatia é uma palavra inventada por Hahnemann a partir do grego homois «semelhante» e pathos «sofrimento», doença. A homeopatia é uma prática de saúde secular, que se apresenta fundamentada em quatro pilares singulares: princípio da similitude, experimentação no homem sadio, doses mínimas e medicamento único.


No método de tratamento homeopático o processo de doença é visto como um desequilíbrio da força vital do organismo, devendo ser observado, analisado e tratado tanto o corpo, a mente e o emocional do indivíduo. Assim como qualquer outra terapia, a homeopatia não se configura como a solução “mágica” para todos os males, mas, como tratamento adjuvante e positivo para o indivíduo.


A homeopatia sinaliza a importância da compreensão da pessoa como um todo e sua doença, pois, muitas vezes o cuidado extrapola o tratamento medicamentoso. A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento ao indivíduo para evitar intoxicação e estimular a reação orgânica.




QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MEDICINA CONVENCIONAL E A HOMEOPATIA?


A diferença é que não importa que várias patologias se apresentam com sintomas idênticos, a homeopatia trata de doentes e não de doenças.



COMO SÃO PREPARADOS OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?


O medicamento homeopático pode ser preparado através do:

Método hahnemanniano (um processo de manipulação de medicamentos homeopáticos que utiliza frascos múltiplos para preparação dos medicamentos nas escalas centesimal (C ou CH), decimal (D, DH ou X) e cinquenta milésima);


Método korsakoviano (conhecido também como método do frasco único ou fluxo descontínuo);


Método do fluxo contínuo (emprega-se um aparelho dinamizador para promover diluição e agitação simultâneas).




QUAL A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?


As substâncias usadas pela homeopatia podem ter origem vegetal, mineral ou animal. Podem ainda apresentar-se em grânulos, pós, gotas, ampolas injetáveis ou bebíveis e em pomadas ou cremes.




QUANDO UTILIZAR HOMEOPATIA?


A homeopatia utiliza-se tanto em casos agudos como crónicos, físicos, emocionais ou mentais, apenas mudam as diluições que se encontram em potenciais diferentes. A homeopatia auxilia o organismo a curar-se a si mesmo, não anular os sintomas. Os produtos procuram estimular as autodefesas, reforçando o sistema imunitário, da mesma forma, usando produtos de maior ação e mais diluídos, com menor toxicidade e sem efeitos secundários.





PARA QUE SERVE HOMEOPATIA?


A homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença. Seu uso em doenças respiratórias (alergias, bronquites, asmas), depressão e ansiedade, problemas do trato gastrointestinal, dermatológicos apresenta sucesso no tratamento coadjuvante.





O TRATAMENTO HOMEOPÁTICO FUNCIONA?