COMO A HOMEOPATIA FUNCIONA?

Data: 15/07/2021

A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento ao indivíduo para evitar intoxicação e estimular a reação orgânica.

COMO A HOMEOPATIA FUNCIONA?


A homeopatia é uma palavra inventada por Hahnemann a partir do grego homois «semelhante» e pathos «sofrimento», doença. A homeopatia é uma prática de saúde secular, que se apresenta fundamentada em quatro pilares singulares: princípio da similitude, experimentação no homem sadio, doses mínimas e medicamento único.


No método de tratamento homeopático o processo de doença é visto como um desequilíbrio da força vital do organismo, devendo ser observado, analisado e tratado tanto o corpo, a mente e o emocional do indivíduo. Assim como qualquer outra terapia, a homeopatia não se configura como a solução “mágica” para todos os males, mas, como tratamento adjuvante e positivo para o indivíduo.


A homeopatia sinaliza a importância da compreensão da pessoa como um todo e sua doença, pois, muitas vezes o cuidado extrapola o tratamento medicamentoso. A homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento ao indivíduo para evitar intoxicação e estimular a reação orgânica.






QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MEDICINA CONVENCIONAL E A HOMEOPATIA?


A diferença é que não importa que várias patologias se apresentam com sintomas idênticos, a homeopatia trata de doentes e não de doenças.





COMO SÃO PREPARADOS OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?


O medicamento homeopático pode ser preparado através do:

Método hahnemanniano (um processo de manipulação de medicamentos homeopáticos que utiliza frascos múltiplos para preparação dos medicamentos nas escalas centesimal (C ou CH), decimal (D, DH ou X) e cinquenta milésima);


Método korsakoviano (conhecido também como método do frasco único ou fluxo descontínuo);


Método do fluxo contínuo (emprega-se um aparelho dinamizador para promover diluição e agitação simultâneas).






QUAL A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?


As substâncias usadas pela homeopatia podem ter origem vegetal, mineral ou animal. Podem ainda apresentar-se em grânulos, pós, gotas, ampolas injetáveis ou bebíveis e em pomadas ou cremes.






QUANDO UTILIZAR HOMEOPATIA?


A homeopatia utiliza-se tanto em casos agudos como crónicos, físicos, emocionais ou mentais, apenas mudam as diluições que se encontram em potenciais diferentes. A homeopatia auxilia o organismo a curar-se a si mesmo, não anular os sintomas. Os produtos procuram estimular as autodefesas, reforçando o sistema imunitário, da mesma forma, usando produtos de maior ação e mais diluídos, com menor toxicidade e sem efeitos secundários.









PARA QUE SERVE HOMEOPATIA?


A homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença. Seu uso em doenças respiratórias (alergias, bronquites, asmas), depressão e ansiedade, problemas do trato gastrointestinal, dermatológicos apresenta sucesso no tratamento coadjuvante.









O TRATAMENTO HOMEOPÁTICO FUNCIONA?




O tratamento homeopático é muito eficaz e com muito menos efeitos adversos quando comparado ao tratamento convencional.






PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DO MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO


Problemas relacionados a medicamentos homeopáticos (PRMH), podem ser causados quando: o medicamento que o paciente está usando não é o seu simillimum e por isso não cobriu todo o quadro sintomático; o medicamento usado foi mal prescrito pelo médico homeopata, faltando alguns sintomas para fechar o diagnóstico e escolher o simillimum certo; o paciente faz uso de um medicamento com a potência errada, menor do que deveria; a dose do medicamento que o paciente está tomando, não está sendo repetido como a orientação dada pelo farmacêutico.

Ainda tem o uso do medicamento homeopático além do prazo estipulado.






ONDE COMPRAR MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?

Você pode encontrar produtos homeopáticos na Farmácia de Manipulação BIOFASE (loja física ou virtual).

Confira os produtos na categoria Florais e Homeopatia e encontre o que você precisa.