Colágeno tipo II
Administrado por via oral, uc2 atua com o sistema imunológico para apoiar articulações saudáveis. Essa atuação ajuda o corpo a diferenciar invasores externos, como bactérias ou vírus, de elementos benéficos, como nutrientes. Pequenas doses de UC-II® por via oral interrompem a resposta imunológica contra o colágeno tipo II na cartilagem óssea das articulações, melhorando assim sua mobilidade e flexibilidade.
Todas as informações sobre o colágeno tipo II
É a proteína mais abundante em nosso corpo, pois é o elemento básico da pele e dos ossos. O colágeno bioativo tipo II é o principal componente estrutural da cartilagem articular.
Existem 21 tipos diferentes de colágeno: por exemplo, o tipo I está mais presente na pele, ossos, córnea e tendões, e o colágeno tipo II está presente na cartilagem.
O colágeno é uma proteína composta por fibras flexíveis e pode ser encontrada nos tecidos conjuntivos, como a cartilagem que envolve e protege as articulações. Além disso, também está presente nos tendões e na pele.
O colágeno tipo II encontrado na cartilagem articular, cuja função é a união das articulações. Impede a destruição do colágeno articular, evitando assim o aparecimento de doenças como a artrite e a osteoartrite.
Em alguns casos de artrite reumatoide, o uso de colágeno tipo II é recomendado devido aos resultados positivos obtidos em estudos com pacientes.
Devido aos seus altos níveis de assimilação no corpo, não é necessário ingerir grandes quantidades para aproveitar seus benefícios, uma vez que os suplementos à base de colágeno tipo II costumam ter uma assimilação de 70 a 90 por cento.
Benefícios do colágeno
Fortalece os ossos, oferece resistência às articulações, cabelos e unhas. Melhora a firmeza da pele, ajuda o corpo a se recuperar após o exercício e a cicatrizar feridas:
A sua principal função é a resistência à pressão intermitente, razão pela qual o colágeno tipo II é tão importante nas articulações.
Sua função estrutural intervém nos processos inflamatórios: se o colágeno estiver presente em quantidade adequada, é mais difícil o aparecimento de inflamação nas articulações e, portanto, previne o aparecimento de muitos tipos de dores articulares.
Ajuda a obter a hidratação ideal da pele e a prevenir o envelhecimento precoce. É por isso que muitos produtos cosméticos usam colágeno.
Contribui para manter a estrutura e função saudáveis das articulações e melhorar a sua mobilidade: como o colágeno Bioativo tipo II não hidrolisado é capaz de interromper a atividade da enzima colagenase (responsável pela destruição da proteína estrutural da cartilagem), é essencial para promover a saúde das articulações a longo prazo.
Ao colágeno Bioativo tipo II também são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, que servem como função de suporte de fortalecimento das articulações para atuar na elasticidade da cartilagem e tendões. Também são atribuídas propriedades oxidativas, tornando-se um poderoso aliado para outros ingredientes, como sulfato de glucosamina e condroitina.
É comumente submetido a um processo de desnaturação para ser utilizado em estruturas como a gelatina, processo que consiste em submeter o colágeno a altas temperaturas, resultando em colágeno desnaturado.
Portanto, podemos encontrá-lo com 2 nomes de acordo com sua natureza. O colágeno desnaturado Bioativo, que mantém sua forma e propriedades originais e o colágeno hidrolisado, que é outro termo para o colágeno desnaturado.
Como funciona o colágeno bioativo tipo II?
O colágeno possui um alto grau de absorção no corpo, seja por meio de sua ingestão por meio de alimentos ou com suplementos, como cápsulas de colágeno ou pó de colágeno.
Uma vez presente no corpo, o sistema imunológico o reconhece como um agente benéfico devido ao seu envolvimento na concentração de glóbulos brancos.
É quando sua função anti-inflamatória atua, após vários processos internos, interfere nas células das citocinas inflamatórias, que são proteínas que regulam a comunicação intercelular, evitando que a articulação inflame, reduzindo assim a dor resultante.
O colágeno Bioativo tipo II é composto por cadeias mais simples que a condroitina e o sulfato de glucosamina, cujas funções afetam positivamente as atividades diárias ao melhorar a elasticidade e a qualidade da cartilagem e dos tendões, conseguindo assim uma melhor articulação.
Uso do colágeno bioativo tipo II
Seus benefícios são recomendados para todos os públicos, pois sua função antioxidante previne o desgaste articular e previne o aparecimento de dores e doenças como artrite ou osteoartrite.
Colágeno para atletas
Se a sua atividade física for constante, o desgaste das articulações também é constante na mesma medida. Recomendamos uma dieta balanceada composta principalmente por vegetais, carnes e legumes e complementamos a dieta com um suplemento rico em colágeno bioativo tipo II.
Independentemente de você realizar um exercício aeróbico, como corrida, ciclismo, natação, exercício anaeróbico, como pesos ou levantamento de peso, ou um esporte misto, como crossfit, suas articulações estão sujeitas a alto impacto e desgaste, portanto, atenção especial deve ser dada às articulações, cuidado.
Colágeno para adultos
Com a idade, é comum sofrer de dores nas costas ou nas articulações, devido ao desgaste causado pela idade, que geram condições como a osteoartrite ou a artrite. Um suplemento à base de colágeno bioativo tipo II, glucosamina e condroitina irá reduzir a inflamação e reparar a cartilagem, acalmando essas áreas e melhorando a saúde e o bem-estar.
Após 45 anos, tanto homens quanto mulheres sofrem de dores e apenas uma em duas pessoas tenta aliviar esses desconfortos. Vale ressaltar também que apenas 25% das pessoas do estudo declararam tomar produtos com colágeno como medida preventiva.
Sandra Bonfanti - Farmacêutica
-
Glucosamina 1,5g e Condroitina 1,2g - 30 Sachês
A Glucosamina e Condroitina são utilizadas no tratamento da artrose, controle da dor nas juntas e nas articulações. Veja mais informações técnicas aqui.
-
Ácido Málico 400mg | 90 Cápsulas
O ácido málico presente no organismo está envolvido diretamente na produção do ATP. Possui capacidade de aumentar a energia e tolerância ao exercício por ser um componente essencial no ciclo de Krebs, que é a forma como o corpo converte alimento em energia
-
L Fenilalanina 500mg - 60 Cápsulas
L Fenilalanina mantém os níveis de neurotransmissores auxiliando na comunicação entre neurônios (no cérebro). Existem estudos que a L Fenilalanina pode ajudar a melhorar o humor, reduzir a sensação de dor e ajudar em uma série de outros processos corporais
-
Condroitina 250Mg - 60 Cápsulas
O Sulfato de Condroitina auxilia no acúmulo de fluido e proteção da cartilagem, previne o rompimento e inibe que enzimas degradem e sequem o fluído presente nas articulações.