Colágeno Tipo 1 e Colágeno Tipo 2 | BIOFASE

Data: 26/10/2019 | Cabelo, Pele e Unhas Articulações

O colágeno é uma proteína animal responsável pela manutenção dos músculos, ligamentos, tendões e articulações e também possui um papel fundamental de dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Os mais conhecidos são os tipos I e II.

Colágeno Tipo 1 e Colágeno Tipo 2 | BIOFASE

COLÁGENO TIPO 1 E COLÁGENO TIPO 2, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

 

Para começar este assunto é fundamental entendermos que o colágeno é uma PROTEÍNA encontrada na pele, tecidos e ossos, tendo o importante papel de dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Ao mesmo tempo, ajuda manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. Os mais conhecidos são o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2. Estes colágenos estão relacionados a aspectos estéticos e qualidade de vida.

 


E onde pode ser encontrado?


O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina, ou suplementos alimentares em cápsulas ou sachês. Já na indústria cosmética, o colágeno é utilizado em cremes hidratantes para atenuar o envelhecimento da pele.



COLÁGENO TIPO 1


O colágeno hidrolisado, também conhecido por tipo I, é uma molécula bem menor e que possui uma absorção mais intensa, é uma proteína extraída de bovinos, da pele, do couro ou até dos ossos. Este tipo de colágeno é usado para: melhorar a firmeza da pele; fortalecer as articulações; fortalecer as unhas e o cabelo; melhorar o tratamento da osteoporose; melhorar a pressão arterial e até prevenir úlceras gástricas.


Ninguém sabe mais a perda de colágeno começa por volta dos 30 anos e, aos 50 anos os níveis dessa proteína tornam-se bem baixas.


A dose recomendada é de cerca de 10 g por dia, dissolvido em água ou suco de limão ou laranja (combinação com a Vitamina C), que melhora a sua eficácia, já que esta vitamina potencializa os efeitos do colágeno no organismo.



VERISOL


O Verisol é um tipo de colágeno Tipo I que possui uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de uma hidrólise específica por uma enzima patenteada, que origina ligações de peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora.

Este tipo de colágeno atinge as células das camadas mais profundas da pele, atuando onde cosméticos não são capazes de atingir, oferecendo uma ação antiaging de dentro para fora, com resultados perceptíveis a partir de 8 semanas de tratamento.


É uma fonte proteica, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades como um alimento funcional para melhora da saúde e qualidade de vida.

Verisol é indicado para indivíduos que desejam investir em seu bem-estar físico, restaurar a jovialidade e prevenir o envelhecimento cutâneo. Verisol tem um enorme potencial no mercado crescente de produtos voltados as mulheres entre 25 e 60 anos ou mais de idade, que geralmente já utiliza produtos cosméticos, sem muito sucesso. 



COLÁGENO TIPO 2


O colágeno tipo II ou colágeno não desnaturado - sem alteração molecular, com atividade biológica inalterada é retirado de frangos e serve para proteger as cartilagens e articulações das pressões sofridas pelo corpo, sendo usado paraimpactos devidos à prática de exercícios físicos intensos e repetitivosobesidadedores articulares (como o caso da osteoartrite e artrite rematóide).

Um aspecto importante é que bons suplementos de colágeno tipo 2 geram a melhora da saúde, pois o colágeno tipo II é capaz de prevenir as doenças articulares em atletas, obesos e pessoas que tenham histórico familiar de algum problema nas articulações.

A dose recomendada de 40mg é suficiente. Isso porque ele é um produto mais concentrado e não precisa de grandes quantidades para proporcionar os resultados desejados.


ATENÇÃO: A recomendação é apenas da suplementação do colágeno tipo 2, outros componentes como glucosamina e condroitina que podem estar combinados ao colágeno, devem ser usados somente com indicação médica.






Uma pergunta que não quer calar? Quando é preciso iniciar a suplementação com colágeno para articulações? Quem pode tomar?


A recomendação é sempre preventiva, assim, o colágeno tipo 2 costuma já ser recomendado a partir dos 25 anos para todas as pessoas. Já que a partir dessa idade já se sabe que ocorre o desgaste natural das articulações.

Para atletas de exercícios de alto impacto e pessoas com fatores genéticos associados, é recomendando até mesmo antes dos 25 anos.



Não existem efeitos colaterais no Colágeno 1 e Colágeno 2


Do consumo do colágeno, ou seja, não há nenhum problema em iniciar a suplementação antes dos 25 anos. O colágeno é uma proteína recomendada para uso diário, sem oferecer o risco de ganho de peso.



Sandra Bonfanti - Farmacêutica

 

Fonte:


GONÇALVES, G. R. et.al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo

Humano.Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/939b/1538fc3f18e1c9fb659a23590afedddda8fe.pdf. Acesso: 19 ago. 2019.


ROSSI, E. Disponível em: http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/746-Einstein%20Suplemento%20v6n1%20pS7-12.pdf. Acesso:18 ago.2019.