26/05/2022

Colágeno

Essas alternativas naturais, mais respeitosas com o corpo e com resultados comprovados tanto na melhora da dor e da inflamação quanto no aumento da flexibilidade e mobilidade serão abordadas aqui. 

De fato, algumas dessas substâncias naturais têm sido usadas em medicamentos. É o caso da glucosamina (1.500 mg / dia) e da condroitina (1.200 mg / dia) que atuam como antiinflamatório e regenerador da cartilagem. No entanto, existe um ingrediente natural com eficácia superior: colágeno tipo II não hidrolisado (UC-II).

 

Colágeno, o melhor aliado para manter as articulações

É muito provável que você já tenha ouvido falar dos possíveis benefícios do colágeno. Mas você sabe exatamente o que é colágeno e qual é sua função? Existem muitos mitos falsos sobre a proteína de colágeno. Para ajudá-lo, neste artigo você encontrará informações sobre esta importante proteína e não se deixará enganar pelas típicas falsidades que circulam na rede.

 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína essencial no corpo humano, que faz parte de diferentes tecidos: proporciona flexibilidade, elasticidade e resistência à pressão. Esta proteína é muito abundante na pele, ossos e articulações (ligamentos, tendões e cartilagens). Também é encontrado na córnea e nas paredes dos vasos sanguíneos. O colágeno é uma proteína fundamental para o bom funcionamento do organismo e representa mais de 25% do conteúdo proteico total dos mamíferos. Portanto, é importante ter níveis ideais de colágeno em nosso corpo.

 

Tipos de colágeno

 

Há muita desinformação sobre os tipos de colágeno, no corpo humano existem mais de 20 tipos dessa proteína. Por quantidade e importância, destacamos dois:

 

Colágeno tipo I

É o mais abundante em nosso corpo. Principalmente nos ossos e tendões, na pele e na córnea

Oferece flexibilidade e elasticidade aos tecidos

  •  

Colágeno tipo II

Encontrado principalmente na cartilagem

Oferece resistência à pressão

 

De onde é obtido o colágeno?

A fonte natural de obtenção desta proteína encontra-se principalmente na pele e nas articulações (cartilagem) dos mamíferos (galinha, vaca, boi, porco, etc.) e nos peixes (pele e ossos). Existem alimentos muito ricos em colágeno, como os pés de porco. Descobriu-se que o colágeno suíno contém muito mais peptídeos ativos do que o colágeno obtido de peixes. Os hábitos alimentares atuais são baseados em dietas que geralmente são pobres em alimentos ricos em colágeno. Por isso, essa deficiência pode ser compensada com a ingestão de um suplemento alimentar rico em colágeno como o Epaplus. Dietas ricas em vitamina C e magnésio favorecem a produção de colágeno no corpo humano.

 

Por que não há colágeno nas plantas?

O colágeno vegetal não existe devido à incompatibilidade funcional dessa proteína com os vegetais, que carecem de mobilidade.

 

Por que o colágeno precisa ser hidrolisado para facilitar sua absorção?

A absorção de proteínas é um dos elementos mais controversos nas informações que circulam sobre o colágeno. Esta proteína muito importante para o nosso corpo tem um enorme peso molecular. Nosso sistema digestivo possui enzimas (com uma "função de tesoura") que decompõem o colágeno em aminoácidos. No entanto, por ser uma proteína tão grande, quando a ingerimos por meio de nossa dieta, às vezes a parte que assimilamos é baixa e incerta. O colágeno hidrolisado favorece a absorção intestinal dessa proteína, por se tratar de um colágeno "pré-digerido". O colágeno passa por um processo prévio de desintegração usando enzimas para reduzir o tamanho dos peptídeos e facilitar sua absorção intestinal. O colágeno hidrolisado é melhor absorvido no nível intestinal e é mais bem utilizado pelo corpo humano.

 

Que tipo de colágeno você precisa: colágeno tipo I ou II

O colágeno tipo I e tipo II têm uma composição de aminoácidos muito semelhante. O que os diferencia é a forma como esses aminoácidos são anexados e estruturados. As diferentes estruturas são aquelas que conferem funções diferentes aos dois tipos de colágeno: colágeno tipo I (flexibilidade) e colágeno tipo II (resistência à pressão). Quando ingerimos colágeno hidrolisado, o intestino absorve os aminoácidos que viajam pelo sangue para chegar aos diferentes tecidos. As células de cada tecido são aquelas que reconstroem os aminoácidos e fabricam o colágeno. Portanto, não importa se o colágeno é do tipo I ou II. O importante quando tomamos um suplemento alimentar à base de colágeno é garantir que a ingestão diária seja de 10 g de colágeno hidrolisado. Esta é a quantidade mínima de colágeno para cuidar das articulações e da pele. E observe os benefícios!

 

Quando é recomendado tomar colágeno hidrolisado?

A necessidade de tomar colágeno pode variar dependendo da pessoa. É recomendado no caso de:

Dietas pobres em colágeno

Pessoas que desejam cuidar bem e manter as articulações

Cuidado da pele.

 

O que é colágeno tipo II não hidrolisado?

O colágeno tipo II não hidrolisado (UC-II ), ou nativo, é o colágeno tipo II em sua forma original (hélice tripla), que contém regiões moleculares denominadas epítopos. Os epítopos são capazes de se ligar às placas de Peyer em nossos intestinos, o que provoca uma resposta imunológica capaz de reduzir a inflamação. Esse tipo de colágeno é obtido por meio de um processo de fabricação em baixa temperatura que atende às normas BPF (Boas Práticas de Fabricação).

 

Quando é necessário o colágeno tipo II não hidrolisado?

Idade, lesão ou excesso de peso são algumas das causas do início de um processo inflamatório. Nesse processo, o sistema imunológico ativa as células T-Killer que ativam a produção, nos linfócitos B, de anticorpos específicos contra o colágeno. Estes migram para a cartilagem e se ligam ao colágeno, sua proteína estrutural básica.

O colágeno (marcado por anticorpos) se transforma em uma substância que o corpo interpreta como prejudicial e a envia aos macrófagos, que se ligam aos anticorpos e secretam uma enzima. Esta enzima destrói o colágeno e causa erosão da cartilagem. Como consequência, a inflamação e a dor aumentam e a mobilidade e a flexibilidade das nossas articulações diminuem.

Nessa situação, pequenas quantidades de UC-II ® (antígeno) regulam as células supressoras, controlando a resposta imune e evitando a cascata de degradação do colágeno tipo II.

 

Como funciona?

O UC-II consegue passar os fluidos gástricos sem que sua estrutura (hélice tripla) seja quebrada ou modificada. No intestino, os epitotes localizados na tripla hélice unem-se às placas de Peyer intestinais, causando a inibição da inflamação que destrói o colágeno tipo II em nossa cartilagem. Este mecanismo de ação, denominado 'Tolerização oral', é muito benéfico nas doenças auto-imunes, uma vez que a ingestão diária de uma quantidade da proteína que o corpo reconhece como uma substância estranha ajuda no seu tratamento.

 

Benefícios de consumir UC-II

Diversos estudos clínicos, como o apresentado na reunião anual do American College of Nutrition (ACN), em outubro de 2008, demonstram a eficácia desse ingrediente natural, bem como seu mecanismo de ação, muito superior a outros produtos como a glucosamina e a condroitina. O UC-II ajuda a:

Reduz a dor e a inflamação das articulações

Aumentar a flexibilidade e mobilidade

Interrompe a destruição do colágeno tipo II

Parar a erosão da cartilagem e dos ossos

Ajuda a reparar e construir cartilagem

Resumindo, o colágeno tipo II não hidrolisado é um suplemento alimentar para quem deseja cuidar da saúde das articulações em longo prazo e prevenir a progressão da artrite e da osteoartrite.

 

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