Coenzima Q10, o que é?

Data: 17/11/2020 | Metabolismo Emagrecimento Saúde Cardiovascular

Para que o corpo funcione plenamente, ele precisa de muitos microelementos e substâncias diferentes. Uma das coenzimas mais importantes em nosso organismo, é um elemento solúvel em gordura na estrutura mitocondrial que promove a produção de energia a nível celular, a Coenzima Q10.

 

A concentração máxima dessa substância é observada no miocárdio, fígado e cérebro, ou seja, órgãos que necessitam de significativo consumo de energia para seu funcionamento. 


A Coenzima Q10 é um participante insubstituível em todos os processos vitais do corpo, incluindo o metabolismo; sem ela a transformação e o acúmulo de energia se torna impossível.



Por que a Coenzima Q10 é benéfica?

Os benefícios da Coenzima Q10 não podem ser subestimados. Ao preservar a integridade do colágeno, protege a pele da radiação ultravioleta, evita a perda de ácidos graxos e mantém a oleosidade natural de nossa pele. 


A idade biológica de uma pessoa depende também, da presença dessa substância no corpo, que muito raramente coincide com a real. Em uma idade precoce, a Coenzima Q10 é produzida por conta própria, mas com o passar dos anos torna-se mais difícil para o corpo produzi-la. 


A Coenzima Q10 é um antioxidante natural que fortalece o sistema imunológico para melhorar a circulação e prevenir os efeitos negativos dos radicais livres a nível celular. 


Portanto, para o pleno funcionamento do corpo como um todo, é necessária uma ingestão adicional da substância.

Você encontra a Coenzima Q10 clicando aqui.



Os benefícios da Coenzima Q10 são os seguintes:


Os benefícios da coenzima são vários: está envolvida na regulação do metabolismo da gordura, na síntese dos eritrócitos, restaura a atividade do tocoferol, afeta favoravelmente o trabalho do timo, interrompe o envelhecimento celular e participa do processo de contração muscular.


Com sua participação direta, ocorre a produção de energia; com sua deficiência, a atividade mental plena é impossível, assim como o funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso.


É um componente insubstituível no processo de emagrecimento, pois promove a quebra das gorduras; e tem um efeito positivo na imunidade, fortalecendo as funções protetoras.


A coenzima também promove a perda de peso por influenciar na aceleração dos processos metabólicos; razão pela qual ela é tão popular entre os atletas, principalmente durante a fase de secagem.


A Coenzima Q10 ajuda a melhorar a taxa metabólica, o metabolismo lipídico e a eliminar toxinas. Graças a isso, os depósitos de gordura são convertidos em energia e queimados. O peso gradualmente volta aos níveis normais, ajustando a figura na direção certa.


Devido à capacidade de retardar os processos de mudanças relacionadas à idade, previne o envelhecimento precoce.

É um excelente antioxidante, ou seja, age combatendo os efeitos negativos dos radicais livres, e participa do processo de regeneração de todos os tecidos.


Com suficiente saturação dos órgãos internos com esta substância, devido às propriedades únicas, o corpo está em perfeitas condições, todos os seus mecanismos funcionam harmoniosamente e sem interrupções. 


A Coenzima Q10 é um agente metabólico semelhante a uma vitamina. O composto é incorporado às reações celulares com um aumento na produção de ATP - a principal unidade de energia do corpo, melhorando assim o fornecimento de energia às células.



Preparações de Coenzima Q10


A deficiência da coenzima é especialmente aguda durante cargas de estresse de várias naturezas, estresse nervoso e muscular severo, bem como em pandemias, quando nossa imunidade é forçada a trabalhar duro. 


Sua concentração insuficiente, interfere no trabalho de todos os órgãos, principalmente os mais importantes; e como o ritmo do trabalho sistêmico no corpo humano, que fica prejudicado na sua falta. 


As mudanças relacionadas à idade também são um motivo para começar a usá-la, uma vez que não somos mais capazes de produzir a quantidade necessária dessa coenzima.


Para manter um equilíbrio ideal dessa substância, não basta apenas consumir alimentos que contenham este elemento, é necessário fazer também uma suplementação com produtos a base de Coenzima Q10.


Além disso, a Coenzima Q10 é um fornecedor de energia necessária para o curso de todos os processos metabólicos, bem como para o funcionamento normal do corpo humano.



A Coenzima Q10 é usada também como uma terapia complexa para as seguintes patologias:

  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • patologias respiratórias, incluindo asma brônquica;
  • obesidade;
  • distrofia muscular;
  • infecções crônicas;
  • doenças da cavidade oral: gengivite, estomatite;
  • síndrome da fadiga crônica;
  • mudanças relacionadas à idade.




Coenzima Q10 no esporte


No esporte, a Coenzima Q10 melhora o desempenho de quem pratica exercícios aeróbicos, pois aumenta a resistência ao estresse intenso. 


É usada como gerador de energia, especialmente para subidas em grandes altitudes.

Localizada em cada célula, a Coenzima Q10 atua como um mensageiro nas mitocôndrias, onde ocorre o processo de oxidação dos alimentos que comemos e, como resultado, a produção de energia. 


Este processo é semelhante à respiração. Mesmo que o corpo seja capaz de sintetizar a Coenzima Q10, a quantidade pode não ser suficiente em casos de aumento da demanda de tecidos, como durante o treinamento de força intenso. 


Se a respiração for restrita, o corpo não conseguirá gerar energia suficiente. Assim, o suprimento de sangue para vários tecidos e órgãos é interrompido. Os suplementos de Coenzima Q10 são projetados para nos ajudar nas condições mais desafiadoras para o funcionamento normal do corpo, como o treinamento de resistência.


Como a Coenzima Q10 é capaz de produzir energia em conjunto com a respiração, a suplementação com Coenzima Q10 garante a saturação dos músculos, bem como de tecidos e órgãos importantes, com a quantidade necessária de oxigênio transportado pelo sangue.


A Coenzima Q10 é uma das enzimas mais importantes presentes em todas as células do nosso corpo. A principal função dessa substância é a síntese de energia. Portanto, os suplementos dietéticos com coenzima Q10 são bem populares entre atletas e pessoas que levam um estilo de vida ativo, sujeito ao estresse emocional e físico


A maioria dos atletas usa a Coenzima Q10 para melhorar a qualidade e a duração do treinamento, bem como reduzir os efeitos negativos do esforço físico pesado. 


Tomar essa coenzima durante o exercício intensivo tem um efeito de suporte no coração e nos vasos sanguíneos, é uma prevenção confiável do sistema cardiovascular.


Durante os períodos de esforço físico intenso, e especialmente para resistência, a energia desempenha um papel particularmente importante em combinação com a quantidade necessária e suficiente de oxigênio para manter nosso desempenho em condições tão adversas para o corpo. E aqui a Coenzima Q10 pode desempenhar um papel importante como fonte dessa energia.


Para melhor nutrir os músculos e outros tecidos do nosso corpo com a quantidade certa de oxigênio e nutrientes, bem como para produzir energia quando é realmente necessária, a escolha de suplementos contendo Coenzima Q10 será a escolha certa.