BIOTINA: O QUE É, PARA QUEM É INDICADO E ONDE COMPRAR!

Data: 21/01/2021 | Cabelo, Pele e Unhas Metabolismo

Cada vez mais populares, os suplementos de vitaminas oferecem benefícios para a saúde do corpo e seu correto funcionamento. Você sabia que as Vitaminas são substâncias essenciais ao metabolismo das pessoas, e atuam como agentes ativos para manutenção das funções biológicas?

Muitas vitaminas são classificadas como micronutrientes, pois estão presentes no corpo em quantidades muito pequenas, mas são essenciais para o seu bom funcionamento. Por isso, em algumas situações precisam ser suplementadas.

Atualmente, o aumento da utilização de suplementos vitamínicos por diferentes razões vem aumentando. E, podemos encontrar versões manipuladas de suplemento vitamínico que auxiliarão nas necessidades de cada pessoa e, deve ocorrer com acompanhamento médico.

Aqui, vamos explicar sobre o uso da Biotina, sua indicação e função.


O que é Biotina?

A Biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, necessária no metabolismo das proteínas e dos carboidratos, ela age diretamente na formação da pele.

A absorção da Biotina é feita por transporte ativo no intestino delgado e na circulação sanguínea é transportada por proteínas plasmáticas. A excreção é principalmente fecal e uma pequena porção é feita pela urina, e, pode ser sintetizada por bactérias intestinais. 


Quais alimentos são ricos em Biotina?

As fontes alimentares mais ricas em biotina são: gema de ovo, rim, fígado, frutas, nozes, ovos, carnes, leites e leveduras.


Principais funções da Biotina

Tem função importante na metabolização de açúcares e gorduras. É ainda agente de fortalecimento dos tecidos cutâneos e age na absorção da queratina, o que a torna uma adição útil em produtos para unhas e cabelos.


Quais são as manifestações de carência de Biotina?

A carência desta vitamina no organismo humano apesar de rara, pode ser observada em casos em indivíduos com má absorção intestinal e em pessoas que consomem grandes quantidades de ovo cru devido a presença de uma glicoprotéina denominada avidina presente na clara do ovo não cozida, que impede a absorção intestinal da vitamina.

A deficiência dessa vitamina pode causar dermatite esfoliativa na região de olhos, nariz e boca, conjuntivite, descoloração da pele e mucosas, furunculose, seborréia do couro cabeludo e dores musculares.


Qual a quantidade ideal de biotina por dia?

A dose diária de ingestão definida para biotina é cerca de 30 a 100 μg /dia.


Como e quando fazer uso de Biotina?

O uso de suplementos com biotina só deve ser feito quando existe deficiência desse nutriente, sempre com recomendação do médico.


Quais são os efeitos colaterais e contraindicações?

Os efeitos colaterais são raros, porém há relatos de desconforto gastrointestinal e irritação na pele.


Onde comprar Biotina?

A biotina pode ser adquirida na Farmácia de manipulação Biofase. Apesar de não precisar de receita médica, é sempre importante a prescrição para saber a dosagem correta de manipulação.



Referências

 

SILVA, Isabel Christina; CHO, Liu Yao; SAKANE, Kumiko koibuchi. Análise da biotina em amostras de vitaminas comerciais e manipulada utilizando espectroscopia no infravermelho FTIR-ATR. (2016). Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2016/anais/arquivos/RE_0426_0145_01.pdf.


PINTO, Anna Leticia Ribeiro. Deficiência de biotinidase: estudo da prevalência em recém-nascidos no estado do Paraná (1995). Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/48654/D%20-%20ANNA%20LECTICIA%20RIBEIRO%20PINTO.pdf?sequence=1&isAllowed=y


Sandra Bonfanti

Farmacêutica