ANTIDEPRESSIVOS NATURAIS – MANIPULADOS

Data: 18/05/2021

O isolamento social, a sobrecarga de trabalho e excesso de serviço, alta demanda imposta através da tecnologia e exigência de desempenho em todas as áreas da sua vida, eventos traumáticos, fatores genéticos e ambientais, entre outros fatores podem levar a transtornos como depressão e ansiedade. Se identificou? Leia este post!!!

Como qualquer doença que impacta na sua qualidade de vida e bem-estar, a depressão precisa ser avaliada por um médico especialista, para que assim seja direcionado o tratamento mais adequado.

 

Existem vários tratamentos para depressão, mas antes de tomar qualquer decisão, converse com um médico e busque orientações.

 

Aqui, vamos falar alguns aspectos importantes sobre o tratamento para depressão, buscando um direcionamento mais natural. Leia o texto até o final.

 

Vale lembrar que tratamentos naturais não substituem o tratamento convencional com psicoterapia e medicação, mas os tratamentos naturais podem contribuir e ajudar a trazer resultados positivos com o tempo.

 






DICAS PARA ALCANÇAR BEM-ESTAR GERAL:

  • Prática regular de exercícios;
  • Eliminar as causas contribuintes - causas ambientais, agentes físicos, outras drogas capazes de causar a depressão, excesso de cafeína, etc.
  • Alimentação saudável (principalmente frutas, verduras, amêndoas);
  • Organizar momentos de lazer e descanso;
  • Hidratação durante todo o dia.;
  • Medite

 




Uma outra alternativa de tratamento é o uso de antidepressivos naturais manipulados. Não é de hoje que as plantas medicinais são usadas para tratamento e cura de doenças. Quem nunca tomou um chazinho de camomila para acalmar-se – receita da vovó.

 

Você sabia que pesquisas assinalam que, a principal condição relacionada à não adesão dos pacientes são os efeitos colaterais. Portanto, a redução dos efeitos colaterais é fundamental para o êxito do tratamento.

 

Por isso, a população busca alternativas aos medicamentos industrializados. É fato que alguns tratamentos com medicamentos industrializados não podem ser substituídos. Mas, podem ser manipulados, atendendo as necessidades específicas, atenuando os efeitos adversos causados pela medicação.

 

Atualmente existem uma variedade de plantas medicinais que tem sido avaliado o potencial terapêutico e, que são utilizadas através de fitoterápicos manipulados para o tratamento de depressão e ansiedade.

 

Vamos apresentar essas plantas medicinais e fitoterápicos manipulados que podem ser empregadas para tratamento adjuvante de depressão e ansiedade. São eles: Melissa Officinalis L. (erva-cidreira), Cymbopogon citratus (capim-limão) e Rosmarinus officinalis (alecrim), pois atuam no Sistema Nervoso Central com ação calmante.

 

A Camomila (Matricaria Chamomilla), Passiflora SPP (Passiflora Incarnata) e Erytrina Mulungu, usadas como calmantes e sedativos no tratamento de ansiedade e depressão.

 

Rodíola (R. rósea) é uma planta pertencente à família Crassulaceae, conhecida por propriedades antidepressivas e tem benefícios comprovados em pacientes com fadiga e ansiedade, relacionadas ao estresse. Açafrão (C. sativus) é extraído de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas, e vem sendo utilizado nos estados.

 

Pesquisas apontam que as plantas medicinais e os fitoterápicos Ashwagandha (Withania somnifera), Bacuri (Attalea phalerata), combinação de Radiola (R. Rósea) e Açafrão (C. Sativus), Cúrcuma (C. Longa L.) e extratos de Alcaçuz (G. Uralensis), Trigo (T. Aestivum) e Jujuba (Z. Jujubae) apresentam resultados positivos como ansiolíticos ou antidepressivos para tratamento complementar da ansiedade e da depressão.

 






ONDE COMPRAR ANTIDEPRESSIVOS?

Encontre remédio para depressão, ansiedade e estresse na BIOFASE. Na BIOFASE você pode adquirir excelentes opções de produtos manipulados, que tratam rapidamente, oferecendo bem-estar e tranquilidade.


Visite a categoria Ansiedade e Estresse em nosso site e veja outras opções. Gostou de saber sobre antidepressivos naturais? Deixe seu comentário.

 






Referência

SOUZA, Maraísa Fernanda Bento. A Plantas Medicinais com Potencial Terapêutico Ansiolítico No Brasil: Uma Revisão Integrativa (2019). Acesso em 27 abr. 2021.

 

SOUZA, Joelma Cecília de. Depressão, a medicalização, o mercado de antidepressivos e a busca de uma nova ação terapêutica (2017). Acesso em 27 abr. 2021.

 

CARMO, Gabriel Moreira do et. al. Fitoterapia como coadjuvante no tratamento dos distúrbios de depressão, ansiedade e stress. Acesso em: 27 abr. 2021.


 

Sandra Bonfanti

Farmacêutica