ALIMENTOS QUE MELHORAM O ASPECTO DA PELE

Data: 16/06/2021 - Saúde da Pele

Existem alimentos que melhoram o aspecto da pele? Você já teve experiência com a mudança de alimentação e observou melhora na pele? Vamos saber mais sobre este assunto e buscar hábitos alimentares que ajudam a melhorar sua pele.

ALIMENTOS QUE MELHORAM O ASPECTO DA PELE

As informações aqui trazidas, são um alerta aos danos decorrentes pelos maus hábitos alimentares, e, que podem interferir na prevenção do envelhecimento precoce e saúde da pele. Por isso, é pertinente que sua alimentação seja rica e variada, tanto pelo lado energético como pela composição dos alimentos.

Acredita-se que pelo menos parte do efeito benéfico de uma dieta rica em frutas e vegetais está na variedade de antioxidantes vegetais que podem funcionar como suplementos benéficos para o ser humano. Estes alimentos previnem os danos provocados pelos radicais livres, permitindo que este estabilize-se.


Os alimentos com propriedades nutricionais benéficas para o corpo humano são ditos alimentos funcionais, que auxiliam na manutenção da saúde, reduzindo o número de diversas doenças. Compostos por combinações químicas complexas, tais alimentos, ao entrarem na célula pelo processo de nutrição, ditam sua atividade alterando sua composição.

Estudos mostram atividades antioxidantes em frutas, verduras, grãos, óleos e legumes, tornando-os grandes aliados do retardamento do envelhecimento cutâneo e na saúde da pele.

Mas, atenção! É preciso observar o preparo correto do alimento e sua quantidade para que o efeito antioxidante seja adquirido na dose certa, para evitar reações adversas.

Uma alimentação balanceada é fundamental para prevenção do envelhecimento cutâneo, pois sabe-se que esta quando composta por excesso de gorduras saturadas como frituras, embutidos, carnes gordas e outros, contribuem para o aumento de radicais livres, destruindo assim as células saudáveis, podendo alterar a aparência da pele.

Vários estudos têm sinalizado a importância de determinados micronutrientes e outros compostos presentes em alimentos para a manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele.

As vitaminas A, E, C, D e os carotenóides, os oligoelementos selênio, zinco e cobre, o mineral magnésio, os ácidos gordos poliinsaturados n-6 e n-3, e os polifenóis são a melhor forma de prevenção aos efeitos nocivos dos radicais livres em excesso, pois atuam inibindo a ação de radicais livres.



O QUE EVITAR PARA TER UMA PELE SAÚDAVEL?

O tabagismo, a radiação solar, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, uso excessivo de álcool, falta de hidratação, problemas para dormir, entre outros, participante da deterioração de fibras dérmicas, trazendo assim, um envelhecimento visivelmente precoce.



QUAIS AS VITAMINAS, NUTRIENTES E COMPOSTO IMPORTANTES PARA A PELE?






VITAMINA A: Através de uma dieta balanceada e diversificada, com alimentos que contenham de médio a alto teor de vitamina A, é possível suprir as necessidades diárias recomendadas de forma satisfatória. São eles: óleo de fígado de bacalhau, fígado de frango, fígado de vaca, fígado de vitela, vegetais de folhas amarelas e verdes, frutas amarelas e vermelhas, cenoura, ovos e produtos de leite integral

VITAMINA C: é o nome genérico dado ao ácido ascórbico, uma vitamina hidrossolúvel essencial para a saúde do ser humano, mas não é sintetizada pelo organismo, então, devemos adquiri-la de forma exógena, através da dieta. Frutas cítricas, acerola, laranja, caju, goiaba, kiwi, limão, morango, brócolis, couve-flor, repolho

VITAMINA E: previne o dano oxidativo celular pela inativação de radicais livres, com isso, a função antioxidante da vitamina auxilia no retardo do envelhecimento. Óleos vegetais, óleo de gérmen de trigo, ovos, leite, fígado.

CAROTENÓIDES: têm uma ação antioxidante, sequestrando e bloqueando espécies reativas de oxigênio e radicais livres, o que impede a lesão das membranas celulares. Os carotenóides têm também a capacidade de alterar características absortivas da pele e têm um efeito imunomodulador.

SELÊNIO: é fundamental para a defesa contra o stress oxidativo, regulação da hormona tiroideia e redução do estado oxidativo da vitamina C e de outras moléculas. Encontra-se em quantidades apreciáveis nas vísceras, mariscos, carne e cereais.

MAGNÉSIO: encontra-se largamente distribuído em fontes animais e vegetais. As suas principais fontes são os vegetais verde folhosos, cereais não refinados e produtos animais (carne e lacticínios).

ZINCO: tem papel importante em várias funções da pele: morfogênese, reparação, manutenção, proteção, defesa e cicatrização da pele. Está presente em quantidades apreciáveis em carnes vermelhas, crustáceos e cereais integrais.

ÁCIDOS GORDOS ESSENCIAIS N-6 E N-3: têm um papel estrutural e funcional, sendo necessários para a fluidez, flexibilidade e funcionalidade na camada córnea da pele. Ácido gordo essencial N-3 encontrado em óleos de peixe como o óleo de fígado de bacalhau e nos peixes mais ricos em gordura, como a cavala e o salmão; Ácido gordo essencial N-6 encontrado em sementes frequentemente utilizadas na produção de óleos alimentares.

POLIFENÓIS: são compostos presentes, por exemplo, no chá verde. Estão associados a efeitos benéficos na pele.

VITAMINA D: está também disponível em alimentos como os óleos de fígado de peixe (ex: óleo de fígado de bacalhau) e peixes gordos. Atualmente existem também alimentos fortificados com vitamina D (D2 ou D3), como é o caso do leite e de alguns cereais.



QUAIS OS ALIMENTOS QUE MELHORAM A PELE?

Os alimentos que contenham vitaminas e outras substâncias antioxidantes, presentes em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, podem prevenir a ação destes radicais livres, impedindo que eles destruam células saudáveis e aceleram o envelhecimento.



QUAL A MELHOR FORMA DE TRATAMENTO PARA PELE?

A mais nova tendência no cuidado da pele é o uso de dieta alimentar e suplementos para produzir um benefício à aparência.

É importante que haja uma avaliação nutricional criteriosa, analisando parâmetros antropométricos, bioquímicos e clínicos, devendo ser realizada por um profissional especializado.

Uma pele saudável é uma manifestação de saúde geral, assim identificado quais nutrientes são necessários para cada indivíduo e, se há necessidade ou não de suplementação, será indicado a melhor forma de consumi-los, evitando excesso dos mesmos.



Referência

SANTOS, Mirelli Papalia dos. O PAPEL DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO (2013). Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1571/TCC-Mirelli-P-dos-Santos.pdf?sequence=1. Acesso em 28 mai. 2021.

ZANETI, Larissa Aparecida; SPECK, Milena Moreira; MEDEIROS, Fabiana Durante de. Revisão sistemática: nutricosméticos utilizados nos tratamentos das disfunções estéticas (2019). Disponível em:https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/7641/tcc%20rev%20sistematica.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 28 mai. 2021.