ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A PROGESTERONA

Data: 07/04/2021 | Metabolismo Libido Climatério

Vamos conhecer melhor a progesterona e quais alimentos que estimulam a produção da progesterona? Curtiu o tema? Então, continue lendo e, você saberá tudo que precisa sobre Progesterona e alimentos que estimulam sua produção.

Através de uma dieta saudável com consumo de alimentos específicos, você pode garantir bons níveis desse hormônio. É fundamental buscar uma avaliação com nutricionista e médico endocrinologista para entender como atua a progesterona no organismo feminino e sua função, além de orientações sobre alimentos que podem favorecer a estimulação da produção da progesterona.

 

O QUE É PROGESTERONA?

A progesterona é um hormônio esteroide sexual feminino que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. É um hormônio muito importante no processo de gravidez.

 

A progesterona é um modulador chave das funções reprodutivas normais. Estas funções incluem a ovulação, desenvolvimento uterino e das glândulas mamárias, e a expressão neurocomportamental associada com a capacidade de resposta sexual. É essencial para o estabelecimento e manutenção da gravidez.

 

COMO ELA ATUA NO ORGANISMO FEMININO?

Geralmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação, e caso exista uma gravidez, mantêm-se altos para manter o desenvolvimento das paredes do útero. Porém, caso não exista gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona, levando à descamação do revestimento do útero, o que causa então a menstruação.

 

Durante a TPM, devido ao aumento nos níveis de progesterona, ocorre uma retenção de sal e água, e esta é responsável pelo edema, distensão abdominal, dor e sensibilidade nas mamas, assim como o consequente aumento de peso.

 

A secreção de progesterona está associada à termorregulação corporal, promovendo aumento da temperatura basal do corpo e vasodilatação periférica, propiciando maior fluxo sanguíneo induzindo à transpiração. Esse aumento da excreção de água e sódio pelos rins, pode contribuir para maior retenção de fluídos.

 

Sua principal função é preparar a membrana mucosa do útero para receber o óvulo. Além, estimula o preparo das mamas para a produção de leite

 

COMO OS ALIMENTOS PODEM AJUDAR NA ESTIMULAÇÃO DA PROGESTERONA?

Uma boa alimentação é essencial para garantir o equilíbrio das funções hormonais. É de suma importância para saúde da mulher procurar um acompanhamento com o profissional nutricionista que através de terapias nutricionais e dietas individualizadas pode ajudar a equilibrar o nível de progesterona.


Alguns alimentos podem estimular a sua fabricação pelo organismo.

Abacate: fonte de gorduras benéficas que ajuda na saúde do coração, é indicado para aumentar os níveis de progesterona no organismo. O abacate auxilia no gerenciamento do estresse, controlando o cortisol e com isso ajuda no aumento da progesterona.

 

Fontes de L-arginina: é um tipo de aminoácido que podem ser encontrados em alimentos como atum, carne de porco (lombo é o mais magro), frango, peru, salmão, lentilha, semente de abóbora que quando consumido a longo prazo, ajuda a manter a progesterona alta.

 

Fontes de vitamina B6 (piridoxina): atua aumentando os níveis de progesterona no organismo, o que é importante para o controle dos ciclos menstruais e redução dos sintomas da TPM.  Os alimentos como amêndoas, avelãs, castanhas em geral, nozes, frango, salmão, carne bovina, banana, espinafre, batata são alguns exemplos.

 

Fontes de vitamina C: mantém os níveis de progesterona dentro do ideal e são encontrados em alimentos como frutas (abacaxi, acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja, morango, tangerina); legumes e verduras (brócolis, couve-flor, pimentão, couve-manteiga e repolho).

 

Fontes de magnésio é um mineral importante para manter a progesterona em equilíbrio. Alimentos como abóbora, alcachofra, aveia, banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora.

 

Fontes de zinco: podem ajudar no controle da progesterona e são encontrados em alimentos como carne bovina, frango, frutos do mar, gérmen de trigo, oleaginosas e sementes de abóbora.

 

COMO AUMENTAR A PROGESTERONA DE OUTRAS FORMAS?

Buscar hábitos saudáveis para evitar algum desequilíbrio hormonal é fundamental. Para isso, mantenha o peso corporal saudável, gerencie o estresse e faça atividade física regularmente.

 

Referência

MARTINS, Alicia Silva; TORRES, Brenda; MATIAS, Flávia Queren. Auxiliadores nos Sintomas da TPM (2020). Disponível em: http://www.etecct.com.br/2019/pdf/tcc/2020/02/nutrie/07_tratamentotpm.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.

 

ORRA, Layla Nasser; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. Avaliação dos aspectos nutricionais e preferências alimentares relacionadas à tensão pré-menstrual (2019). Disponível em: file:///C:/Users/daysi.linhares/Downloads/160-148-1-SM%20(1).pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.

 

OLIVEIRA, Jade;; PERUCH, Maria Helena; GONÇALVES, Sabrina; HAAS, Patricia. Padrão hormonal feminino: menopausa e terapia de reposição (2016). Disponível em: http://www.rbac.org.br/artigos/padrao-hormonal-feminino-menopausa-e-terapia-de-reposicao-48n-3/. Acesso 28 mar. 2021.

 

DRUCIAK, Christopher. Análise comparativa dos níveis de força em mulheres durante as fases menstrual e ovulatória (2015). Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/7840/2/CT_COEFI_2014_2_05.pdf. Acesso 28 mar. 2021.