25/05/2022

Alcachofra

De uma forma geral, essa planta se torna capaz de diminuir as taxas de colesterol e ser um aliado para combater a anemia, além de ser importante para a regulagem dos níveis de açúcar em nosso sangue.

 

A alcachofra é muito fácil de encontrar, pois as principais farmácias de manipulação entendem sua importância e a comercializam, além claro de lojas com produtos naturais ou feiras livres.

Nesse momento,nosso intuito é demonstrar para que serve a alcachofra e como ela pode ser benéfica para você.

 

PARA QUE SERVE A ALCACHOFRA? 

No geral, a alcachofra apresenta diversos benefícios e indicações, como alguns que citamos acima, porém existem outras vantagens que essa planta apresenta.

Umas das propriedades principais que encontramos na alcachofra é a digestiva, e se você sofre com algum problema intestinal essa é uma ótima opção natural. 

Além disso, ainda na função digestiva, encontramos também propriedades diuréticas e laxantes, que podem ser seus grandes aliados, caso vocês desejem perder uns quilinhos. 

 

Essa planta medicinal pode ser usada também para tratar diretamente os problemas ligados a anemia ou hemofilia, fraqueza, doenças ligadas ao coração e problemas urinários. 

Analisando tudo o que foi dito, chegamos à conclusão de que você não precisa estar necessariamente passando por algum problema desses que citamos para tomar a alcachofra e adotá-la como um novo hábito de vida. 

 

Por possuir tantas propriedades positivas e benéficas para o nosso corpo e organismo como um todo, podemos adicionar a alcachofra como um novo item da nossa rotina diária, sem ter a necessidade e obrigatoriedade de tomar, apenas por prevenção.

 

 

 

COMO USAR A ALCACHOFRA?  

Por se tratar de uma planta, a alcachofra é bem versátil, então você pode brincar com as mais diferentes formas dela, vamos citar algumas aqui, mas você pode inovar como quiser. 

- Chá de alcachofra: a alcachofra enquanto chá é a opção mais utilizada entre as pessoas que desejam perder peso rápido, pois ele é diurético e desintoxicante, então pode fazer uma limpeza em seu organismo, eliminando gordura, até mesmo algumas toxinas que estejam além do limite. 

E para que você faça o chá não é necessário nenhum segredo, somente coloque uma xícara com água fervente adicionado 2 a 4g de folhas da alcachofra e pronto. O seu chá está pronto, deixe descansar por no máximo 5 minutos, coe e beba.

 

- Alcachofra gratinada: você pode inovar na cozinha e fazer uma alcachofra gratinada, com poucos ingredientes: a alcachofra, creme de leite e queijo ralado. 

Após reunir esses ingredientes, coloque todos eles fatiados na assadeira de sua casa e tempere da forma que quiser. Coloque o creme de leite por último, cobrindo tudo isso com o queijo ralado e assando no forno. Quando estiver dourado ou no ponto de sua preferência, sirva-se. 

 

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO DO USO DA ALCACHOFRA?  

 

Algumas pessoas pensam que por ser natural (e isso se aplica a todas as opções) não possui nenhum tipo de contraindicação, mas isso é equivocado, devemos olhar com cuidado para essas questões. 

A única ressalva que temos a fazer seria um alerta para pessoas que possuem uma obstrução do ducto biliar, mulheres no período de gravidez e amamentação, e pessoas que fazem o uso de diuréticos em presença de hipertensão ou cardiopatias. Nesses casos o uso da alcachofra não é recomendado. 

Por fim, gostaríamos de lembrar que tudo em excesso é ruim, mesmo que seja uma opção natural, portanto viva em equilíbrio. 

 

Sandra Bonfanti - Farmacêutica

 
#}